terça-feira, 15 de setembro de 2009

CENTRO DE ASSISTÉNCIA SOCIAL AO IDOSO



O centro de assistencia social ao Idoso de Apodi,tão nescessário para promover melhor qualidade de vida as pessoas da terceira idade,estava com suas atividades paralisadas,pois naquela unidade de assistencia social, apenas estava se realizando o forró da sexta feira,e mesmo isso só era possivel porque os idosos ali cadastrados eram quem pagavam a banda para a realização do forró.Os utensílios nescessários para o funcionamento daquela unidade não mais existiam.
Na administração da prefeita gorete Silveira e do secretário de assisténcia social,Laete Oliveira,
a realidade é outra,pois logo que assumiram cuidaram para quê fosse criado o programa Vida Saudável, diversas atividades ja estão sendo realizadas com o intuito de promover melhor qualidade de vida aos idosos que frequentam aquela unidade de assisténcia social.
A banda que anima o forró de toda sexta feira, é paga pela prefeitura de apodi evitando, assim constrangimentos tanto para os idosos como tambem para os integrantes da banda que tinham que ficar dependendo de uma caixinha onde eram colocadas algumas economias por parte dos idosos que nem sempre estava em condições para colaborar e sentia-se contrangido em participar da dança. Eles agora divertem-se sem a preocupação de receber cobranças e sofrer frustrações. O forró da sexta feira agora é sinônimo de alegria,encontro de amigos onde estresse e depressão perdem toda posibilidade de existência.Quando aqui chegamos eram 136 (cento e trinte e seis) o total de idosos cadastrados hoje sâo 250 (duzentos e cinquenta) o número de idosos cadastrados e assistidos pelo programa vida saudável.




Durante os festejos juninos os idosos foram ensaiados, por um profissional (jr teodoro) contratado
pela secretária de assisténcia social, e fizeram sucesso por diversos lugares por onde passaram apresentando a quadrilha da terceira idade, exibiram orgulhosos seus talentos e figurino totalmente renovados.



Um curso de arte,pintura em cerâmica e tela e biscuit,com duração de 120 horas aulas, está sendo realizado com os idosos no centro de assisténcia social ao idoso,ministrado pelo artista plástico, Marco Leite,nesse curso os idosos descobrem com grande alegria as suas capacida-
des de aprendizado e criatividade, despertando neles todo vigôr e vontade de viver uma vida saudável.