quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Encontro regional reúne conselheiros tutelares em Apodi


Os conselheiros tutelares dos municípios de Apodi, Caraúbas, Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo e Venha Ver participaram do 1º Encontro regionalizado dos Conselheiros Tutelares, na Casa da Cultura Popular Escritor Walter de Brito Guerra em Apodi.


Durante o evento, os conselheiros relataram dificuldades como falta de infra-estrutura, salário e veículos que termina prejudicando o bom andamento do trabalho em suas respectivas cidades.

O I Encontro Regional de Formação de Conselheiros de Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares teve inicio ontem e será encerrado nessa sexta-feira. O encontro foi promovido pela Prefeitura do Apodi, via Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – Consec/RN, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Apodi (Condica).

A prefeita da cidade, professora, Goreti da Silveira Pinto (PMDB) fez a abertura do evento e garantiu que em seu governo a criança e o adolescente recebem atenção especial e tratamento digno através dos vários programas sociais que a municipalidade mantem tanto na cidade como nas comunidades rurais.

Através dos Conselhos Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Apodi (Condica) e Conselho Tutelar, varias Campanhas educacionais com palestras nas escolas estão sendo realizadas para alertar o público infanto-juvenil dos perigos de entrar no mundo das drogas.


"Quando encontramos casos de alto risco fazemos o encaminhamento da criança para programas sociais como o AABB Comunidade", comentou a presidente do Condica, Patrícia Lorena que pede um envolvimento maior das famílias no combate ao uso de drogas por crianças e cobra do poder público melhorias na estrutura para trabalhar na recuperação das crianças.

O encontro ainda contou com a presença da Secretaria de Educação, Mara Marlizete Marinho Duarte, articulador do Selo Unicef, Marcilio Reginaldo, secretario de Urbanismo, Elton Ferreira de Souza, Chefe de Gabinete, Klinger Pinto, presidente do Conselho Tutelar de Apodi, Maria das Dores Torres, representante do CONSEC-RN, Maria Graças Silva, Genilda Araujo do S.O.S Criança, dentre varias outras autoridades do município e região do Médio Oeste Potiguar.

Na programação aconteceu varias atividades relacionadas ao fortalecimento dos Conselhos Tutelares, apresentações culturais, execução do Hino de Apodi e a Palestra: Historia da política de Atendimento no Brasil, ministrada por Genilda Araujo do S.O.S Criança.

Márcio Morais