quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Apodi realizará o 1º FORUM COMUNITARIO DO SELO UNICEF-MUNICIPIO APROVADO



DIA 29 DE SETEMBRO DE 2010
LOCAL: CENTRO DO IDOSO. RUA ANTONIO LOPES FILHO. S/N
HORARIO: 8:00HS.ENCERRAMENTO: 17:00HS

O que é o Forum Comunitario do selo Unicef Faz?

1 mobiliza e capacita pessoas para incentivar e qualificar sua participação na criação e no fortalecimento das políticas públicas para meninas e meninos de até 17 anos;
2 monitora e avalia o desempenho dos municípios, com base em um conjunto de dados (indicadores sociais);
3 certifica e reconhece os esforços de municípios que conquistam os maiores avanços na melhoria de vida de crianças e adolescentes.

O que são os Forum Comunitarios de Selo?
A realização dos Fóruns Comunitários está prevista no Guia Metodológico do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012, dentro do Eixo de Participação Social. Os fóruns são momentos em que a comunidade:

1 analisa as condições de vida de suas crianças e adolescentes;
2 sugere ações que garantam os direitos da infância eda adolescência;
3 monitora e avalia o impacto de projetos, programas epolíticas públicas voltadas para meninas e meninos deaté 17 anos.

É o espaço para o diálogo serve para incentivar e qualificar a participação social e para fortalecer o compromisso de diversos atores com a garantia dos direitos de crianças e adolescentes — gestores públicos, técnicos, organizações da sociedade, comunicadores, empresários, adolescentes, jovens, famílias e comunidades.O 1 Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado Edição2009-2012 deverá ser realizado até 30 de setembro de 2010.

Ele proporcionará o debate sobre a situação de crianças e adolescentes do município, apurada antes pelo CMDCA e a Comissão Municipal Pró-Selo, com a participação de adolescentes.Com base nessa análise, serão apresentadas linhas gerais e propostas para se fazer o Plano Municipal de Ação. O objetivo do plano é assegurar os direitos da infância e da adolescência no município.O 2 Fórum Comunitário, previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2012, avaliará a caminhada do município rumo aos objetivos do Selo UNICEF e à concretização dos temas do Eixo de Participação Social.

Como se realiza. Quem participa do Forum Comunitario do Selo?

Essa etapa exige:definição do local onde ocorrerá o evento, organização dos equipamentos necessários e de materiais para as dinâmicas; ampla divulgação do fórum e convite à comunidade, para que ela participe;escolha do facilitador e dos participantes dos Grupos de Trabalho.O CMDCA, o articulador municipal e a Comissão Municipal Pró-Selo precisam planejar todas as atividades necessárias para a realização do encontro, como se sugere a seguir.Promover a mobilização - convidar organizações do setor público e da sociedade, especialmente aquelas dedicadas à defesa dos direitos de crianças e adolescentes, como a Câmara de Vereadores, o Conselho Tutelar e os órgãos de justiça e de segurança.
O fórum pode reunir representantes de secretarias municipais e conselhos setoriais (exemplos: Educação, Saúde e Assistência Social), escolas, sindicatos, associações comunitáriagovernamentais, meios de comunicação, clubes de serviços, grupos religiosos, de adolescentes e de jovens.Escolher o facilitador - ele será o mestre de cerimônias, que, com clareza, guiará os participantes nas etapas do trabalho. Essa função poderá ser exercida pelo articulador municipal, pelo presidente ou outro membro do CMDCA ou da Comissão Municipal Pró-Selo.

É fundamental ter capacidade de improvisar, escutar e dar a palavra aos participantes, conhecer a metodologia do Selo UNICEF Município Aprovado e a do 1 Fórum Comunitário, descrita no manual. O facilitador precisará resumir textos e ser claro na comunicação para colocar num documento escrito os resultados dos trabalhos em grupo e dos debates em plenária.Ele guardará a memória do 1 Fórum e participará da elaboração do Plano Municipal de Ação. Em algumas atividades do fórum, ele precisará do apoio de assistentes voluntários escolhidos na hora ou definidos antes do evento.Pensar na equipe de apoio operacional - os técnicos de som, imagem, profissionais de limpeza, alimentação etc. são importantes para garantir a qualidade sonora, a gravação, a organização e os lanches.

Preparar o material impresso - fazer e distribuir os convites, escrever o informativo para os meios de comunicação e aprontar os crachás. Eles indicarão quem participará das discussões sobre Objetivos de Impacto e em qual grupo.Optar por um espaço - estimar o número de participantes para que todos caibam no local confortavelmente (pode ser um clube ou associação, onde se tenha auditório e mais de uma sala para trabalhos).

Selecionar os participantes da discussão dos Objetivos de Impacto Social do Selo - para montar os nove grupos que trabalharão os Objetivos de Impacto é fundamental convidar pessoas e/ou entidades com atividade local reconhecida nas áreas de promoção, garantia e defesa dos direitos da infância e da adolescência, além de jovens lideranças locais.Recomenda-se chamar, por exemplo, um professor de escola pública atuante na comunidade ou um médico da Estratégia Saúde da Família , organizações não governamentais.

Marcilio Reginaldo.