quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Cras - Espaço Social e Cidadania








O QUE É O CRAS?

È uma unidade pública estatal descentralizada, localizada em áreas de maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias. È o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica. Constitui espaço de concretização dos direitos socioassistenciais nos territórios, materializando a política de assistência social.
Atua na zona urbana com o Cras Lagoa Seca e na zona rural do município com o CRAS Distrito de Soledade,atende de maneira integral as famílias, oferece cursos de geração de renda, atendimentos multidisciplinares de psicologia social comunitária e serviço social, visitas domiciliares,grupos de convivência e produção. O objetivo é resgatar a cidadania, autonomia e emancipação das famílias de maneira integral.
Os CRAS, também conhecidos como Casas da Família, são coordenados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SEMDAS). São mantidos com repasse federal e contrapartida da Prefeitura Municipal de Apodi. A prefeita goreti tem dado total apoio aos programas sociais do município. A equipe do CRAS é composta de um coordenador, dois assistentes sociais, um psicólogo e pessoal de apoio. O atendimento ao público acontece das 7h30 às 17h30, de segunda-feira à sexta-feira, as famílias carentes. O Cras do bairro de Lagoas Seca esta em um território referencial de 3,500 Famílias.

Cras

QUAL SEU OBJETIVO?


Os serviços desenvolvidos nos CRAS têm por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

A QUEM SE DESTINA?

Famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer situação de vulnerabilidade e risco social residentes nos territórios de abrangência dos CRAS em situação especial:
*famílias beneficiarias de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais;
*famílias que atendem os critérios de elegibilidade a tais programas ou benefícios, mas que ainda não foram contempladas;
*famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros; Pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivem situações de vulnerabilidade e risco social.
Os CRAS, também conhecidos como Casas da Família, são coordenados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SEMDAS). Os CRAS são a porta de entrada para a adesão aos programas e projetos desenvolvidos e coordenados pelos órgãos municipal. São mantidos com repasse federal e contrapartida da Prefeitura Municipal de Apodi. A prefeita goreti tem dado total apoio aos programas sociais do município.

ENDEREÇOS DOS CRAS:
Urbano - Apodi:
Endereço:Rua Luiz Jacinto de Oliveira, 289, Bairro Lagoa Seca .

Cras Rural.

RUA CAJARANA, 218 - SOLEDADE / APODI - RN
crassoledade@yahoo.com.br