quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Cras em parceria com Escola Caic Realizam Fórum.

Cabo Claudio Oliveira um dos Palestrantes
Apodi – A prefeitura de Apodi e o Centro de Referencia da Assistência Social - CRAS-do município promoveram nesta terça-feira, 30, nas dependências da escola Estadual Alvanir de Freitas “CAIC”, o “Fórum Municipal de Enfretamento as Drogas”, direcionadas as famílias que são atendidas pelo o CRAS no Município. O evento teve inicio às 9h com palestras e discussões sobre o tema.
Segundo o organizador do evento o Sr. Ismael Simão, o fórum faz parte de uma estratégia para enfrentar as drogas. “O momento é para que governos tanto na área Municipal, Estadual e Federal e a sociedade como um todo, busquem uma ação rápida para se combater efetivamente as drogas e que, a responsabilidade da problemática e suas conseqüências são todos”. Disse o coordenador.
O cabo Cláudio que representou o capitão Brilhante e o Dr. Cleiton Pinho Delegado de Policia em Apodi iniciou o fórum discutindo sobre o tráfico de drogas e a legislação. Em seguida a Psicóloga Dra Cyntia Vanessa coordenadora do CAPS em Apodi debateu o tema “Drogas e suas conseqüências físicas e psicológicas”.
Para a tarde foi reservado o debate sobre drogas, escola e a comunidade com a Assistente Social Fabricia Karen.

Participaram do debate, a Psicopedagoga Sueli Veríssimo, o Coordenador do Selo UNICEF em Apodi Marcilio Reginaldo e o Secretário de Ação Social do Município Laete Oliveira.

De acordo com o Secretário de Ação Social Laete Oliveira, o fórum prepara multiplicadores para o enfretamento das drogas no município. “A importância deste fórum é a conscientização e a busca de ferramentas de trabalho por parte da sociedade e dos órgãos competentes para este problema que atingem a sociedade. Vamos Trabalhar a questão da vulnerabilidade e retirar deste encontro as temáticas para se trabalhar depois nas escolas e com as famílias”. Explicou o Secretário.
Após os debates foi discutida uma agenda de ações para o enfretamento das drogas no município.

ASCOM - PMA

SAUDE NA TERCEIRA IDADE
















CENTRO DO IDOSO

Os trabalhos de atividades físicas realizados com o idoso, na gestão da prefeita Gorete Silveira, sec. De assistência e desenvolvimento social; Laete Oliveira e o coord. do Nucleo de Apoio ao idoso; Edivar Mendes, esta sendo feito com muita responsabilidade, um grupo de enfermeiros fizeram o acompanhamento da pressão arterial no inicio e final da atividade física orientada pela professora Jane-mery no calçadão, no momento era realizado um teste com a pessoa da 3ª idade para medir o Vo2 máximo, o qual tem por objetivo verificar a capacidade do organismo em captar e transportar oxigênio pelo corpo o qual é melhorado com a atividade física, onde neste momento pode-se comparar o resultado deste teste com o resultado do teste realizado no dia 11-05-2010. Foi realizado também uma avaliação nutricional com a professora Jane, que no já pode observar os grandes ganhos de alguns participantes da atividade, no caso de uma aluna que neste período saiu do estado de obesidade para estado normal, perdendo dez quilos e com a auto-estima lá em cima. Tivermos também o apoio de Doutor Genilson, que veio pessoalmente no calçadão coletar o sangue dos idosos que participam do grupo viva ativamente a melhor idade, para os exames de triglicerídeos, colesterol, glicemia e hemograma. Na quinta 25-11-10 o grupo de enfermeiros no centro do idoso fizeram uma palestra , em relação a sexualidade na 3ª idade e no dia 29-11-2010 passaram o dia no centro do idoso, realizando consultas.