terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

CRAS RURAL DE SOLEDADE REALIZA PLANEJAMENTO COM A REDE SOCIAL PARA 2011








Aconteceu no dia 02 de fevereiro de 2011 as 9:00 a Reunião de Planejamento Estratégico das atividades do CRAS Rural de Soledade, na Escola Municipal Francisco Raimundo Targino

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é uma unidade pública estatal descentralizada da política do MDS, e faz parte da Secretaria Municipal do Desenvolvimento e Assistência de Apodi.

O Cras atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o Cras possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendoa organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendoo acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

A Reunião de Planejamento contou com a presença da rede social que integra a área de abrangência do CRAS Rural de Soledade, que de acordo com a realidade local foi exposta as necessidades das familias nas áreas em que o Cras deve trabalhar para fortalecer a política municipal de assistência. A rede Social é composta das secretarias da Educação e Saúde, igualdade Racial e Assentamentos rurais, associações, igrejas.

Foi apresentado para a comunidade toda a política de atuação de CRAS pelos técnicos e como os usuários podem ter acesso aos grupos de convivência e cursos de inclusão produtiva e capacitação.

Marcilio Reginaldo