terça-feira, 17 de julho de 2012

Equipe Volante do CRAS desenvolve atividade na comunidade do Bairro Bico Torto.




A comunidade  do Bairro Bico Torto   recebeu nesta  segunda-feira, dia 16  de Julho, a visita da Equipe Volante  do CRAS  Urbano Lagoa Seca.   A Equipe,   se reuniu na sede do Conselho Comunitário do Bairro Bico Torto, que tem como presidente o senhor Antonio Francisco de Freitas;  o Centro Comunitário tem 160 famílias cadastradas.    Aproximadamente 180 famílias residem no bairro.  
O  trabalho da equipe começou com realização de uma palestra as famílias cadastradas no centro comunitário,  em seguida  os técnicos começaram a fazer o cadastro das famílias presentes  na reunião.     A meta é  cadastra todas as famílias do bairro para se  ter um diagnostico social das famílias  ali residentes.  O objetivo é de identificar às famílias que vivem em situação de risco e vulnerabilidade  social , com o intuito de prestar serviço às famílias que vivem em locais de difícil acesso.
A Equipe Volante é ainda responsável por incluir as famílias no Cadastro Único, realizar encaminhamentos necessários para acesso a renda, possibilitando a democratização do acesso aos direitos socioassistenciais, contribuindo assim para o fortalecimento da cidadania.   Para tanto, é importante que as famílias recebam explicações sobre os serviços e seu atendimento de forma clara, simples e compreensível, bem como obtenham informações sobre como e onde manifestar seus direitos e requisições sobre o atendimento e acompanhamento socioassistencial.  
A Equipe é composta pela  Assistente social  Andrea Beatriz, a  Psicóloga  Hilana Morais  e a Assistente  Administrativa Kédma Midiam.     O Coordenador do Cras Ismael Simão acompanhou a equipe e analisou como positiva a visita dos profissionais do Cras a comunidade do bairro Bico Torto.   As ações da equipe volante serão voltadas para os bairros que estão fora da área de atuação  e locais de difícil acesso, distantes da unidade física do CRAS Urbano Lagoa Seca.

Como tem atuado o CRAS RURAL?

O CRAS RURAL do Distrito Soledade, Apodi-RN tem possibilitado aos usuários o primeiro acesso aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. 
Tem como público alvo, famílias em situação de vulnerabilidade social.  Com isso, o CRAS RURAL tem ofertado serviços socioassistenciais à população vulnerável na sua área de abrangência, visando o fortalecimento das famílias nos aspectos social, afetivo e econômico de acordo com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF . 
Nesse sentido, destacam-se como principais atividades realizadas no primeiro Semestre de 2012 do CRAS RURAL: Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do PAIF tais como: acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações socioassistenciais, encaminhamentos para a rede de proteção social, orientação e apoio na garantia dos direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária, conforme as informações nas tabelas e nas fotos abaixo.

Volume de atendimentos e serviços prestados pelo CRAS RURAL no 1º semestre de 2012.
Atendimentos individualizados realizados no CRAS RURAL no 1º semestre de 2012
Volume de atendimentos
Quantidade
Total de atendimentos individualizados realizados, no semestre
866
Famílias encaminhadas para inclusão no Cadastro Único
12
Famílias encaminhadas para atualização cadastral no Cadastro Único
42
Indivíduos encaminhados para acesso ao BPC
2


Atendimentos coletivos realizados no CRAS  RURAL no 1º semestre de 2012
Volume dos Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos
Quantidade
Famílias participando regularmente de grupos no âmbito do PAIF
711
Crianças em Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos até 6 anos
0
Crianças/ adolescentes em Serv. de Conv. e Fort. de Vínculos para crianças/adolescentes de 6 a 15 anos
131
Jovens em Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos para jovens de 15 a 17 anos  
0
Idosos em Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos para crianças para idosos
169
Pessoas que participaram de palestras, oficinas e outras atividades coletivas de caráter não continuado
693
Pessoas com deficiência, participando dos Serviços de Convivência ou dos grupos do PAIF
15


Atividades no 1º Semestre de 2012

Palestra 30 de março - Tema: Lei Maria da Penha - CRAS RURAL e Sec. da Mulher - Palestrante: Itamara da Silveira, Sec. Municipal SMMIS.

08 de maio - Comemoração em alusão ao dia das MÃES.

A Excelentíssima Senhora Prefeita Goreti da Silveira cumprimentando as Senhoras mães presentes.
Homenagem dos Grupos "Mundo Mágico e Semente do Amanhã" com a apresentação: "Uma rosa juvenil" a todas as mães referenciadas pelo CRAS RURAL no seu dia especial.
No mês de maio a Prefeitura Municipal de Apodi, SMDAS e CRAS RURAL presenteou 400 mães do território de abrangência do CRAS, que corresponde toda Chapada do Apodi-RN.
Mães do Assentamento Paraíso que fia 40km da Sede do CRAS RURAL não foram esquecidas, mas presenteadas.

Atividades diversas desenvolvidas pela equipe do CRAS RURAL e CRAS VOLANTE, com os grupos de Convivência: 3ª Idade em Ação (idosos referenciados), Mulheres Dona da Própria Vida (donas de casa), Semente do Amanhã e Mundo Mágico (crianças e adolescentes).  As reuniões com os grupos são quinzenais na Sede do CRAS e são programadas pelos profissionais: Dorivan Gurgel (Coordenador), Saúde Góis (Assistente Social), Ítalo Alves (Assistente Social), Luiza Eukária (Assistente Social), Jedídja Varela (Psicologa) e Sueli Veríssimo (Psicopedagoga)  

 
 
 Obs.: Todas as fotos postadas pertencem ao acervo de fotos do CRAS RURAL.