segunda-feira, 9 de agosto de 2010



FORMAÇÃO DA DIRETORIA DO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO
Com o objetivo de fortalecer a política de assisténcia a pessoa idosa,
Aconteceu na manhã de ontem, no centro do Idoso de Apodi, uma reunião para discutir a lei municipal 445/2005 elaborada em 09 de dezembro de 2005, que autoriza o Poder Executivo criar o Conselho Municipal do Idoso do município de Apodi.

Edivar Mendes foi eleito como presidente do conselho, o voto foi feito pela assembléia convocada especificamente para este fim.

Segundo Edivar, foram convidadas várias instituições civis e governamentais do município, o que garantiu a democracia prática e objetiva da eleição.

Está lei dá aos conselheiros o direito de fiscalização e intervenção quanto a aplicação dos recursos e das políticas direcionados a assisténcia do Idoso. O sec. Laete Oliveira assim como a prefeita Goreti Silveira entenderam que em prática esta lei fortalece o desempenho do trabalho de atenção aos Idosos, que está acontecendo em Apodi. Ascom - Apodi

Apodi é representando no I Encontro Nacional do Programa Integração AABB Comunidade



APODI/LUZIANIA-GO – A coordenadora do Programa AABB Comunidade de Apodi, professora, Antonia Maia da Costa Morais, esta representando o município no I Encontro Nacional do Programa Integração AABB Comunidade que acontece no município de Luziânia no Estado de Goiás.
O encontro tem o objetivo de consolidar o Projeto Político Pedagógico do Programa AABB Comunidade, que pretende discutir uma estrutura curricular baseada na garantia de direitos humanos. O evento acontece no Centro de Treinamento Educacional da CNTI (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria) em Luziânia/ GO, distante 40 km de Brasília/ DF, de 9 a 13 de agosto.
Cerca de 500 participantes são esperados - coordenadores do Programa de diversos municípios do país; educadores do NTC/ PUC SP (Núcleo de Trabalhos Comunitários); e representantes da Fenabb, Cesabbs e superintendências do Banco do Brasil.
O programa AABB Comunidade oferece atividades esportivas, recreativas e culturais no contra-turno da escola e contempla alunos, entre 7 e 18 anos, matriculados na rede pública de ensino. Em 2010, o Programa ampliou sua atuação já que mais de 400 municípios, de todas as regiões do Brasil, atenderam aos pré-requisitos e conseguiram renovar ou iniciar convênios. Com isso, mais de 50 mil crianças e jovens serão atendidos e mais de R$ 16 milhões serão investidos pela FBB para a execução do Programa, que é desenvolvido pelas administrações das agências do BB e das AABBs nos municípios.
O evento começa nessa segunda-feira e se estendera ate sexta-feira. São cinco dias e reunira coordenadores do programa de vários estados do país, diretoria da Fundação Banco do Brasil e da FENABB, com o objetivo de discutir novos procedimentos pedagógicos a partir de temas como o Sistema Nacional de Medidas Socioeducativas, a política de assistência social e a educação inclusiva no Brasil.
Durante todos os dias os educadores, participantes do encontro, puderam aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto e se divertir com as brincadeiras propostas. Cooperação, integração, união, motivação e compartilhamento serão algumas das sugestões dos professores nos diferentes jogos aplicados. O objetivo dos trabalhos é repassar aos educadores esta nova forma de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças e adolescentes do Programa AABB Comunidade.
Na grande de programação constam varias atividades como: Mesa redonda de troca de experiências dos CESABBs (RS, CE e PE) e representantes da Gerência de Desenvolvimento Regional Sustentável das SUPER do Banco do Brasil (PE, SE, BA e SC), Orientação sobre o preenchimento do instrumental ; Apresentação de pesquisa sobre música, Palestra/Debate sobre Educação Inclusiva, Mesa redonda Gestão de Planejamento Participativo e Matricialidade do Projeto Político Pedagógico do Programa, Troca de Experiências, Oficina Temática "Gestão do Planejamento", Palestra/Debate sobre "Diversidade, Gênero e Raça", Mesa redonda Educação em Direitos Humanos no Enfrentamento da Violência Oficina Temática "Construção de proposta em Direitos Humanos e enfretamento da violência" ,Mesa redonda Educação Socioambiental e Os Impactos Advindos das Mudanças Climáticas, Avaliação da Formação Continuada a Distância: avanços e desafios, Cine Fórum "O Mundo global visto do lado de cá", "Experiências em Medidas Socioeducativas", Espaço Livre - reunião com as AABBs que aderiram ao Programa em 2010.
O encerramento do evento será marcado com uma Mesa redonda ”Educação para o Mundo do Trabalho e Papel Identitário do Programa Integração AABB Comunidade”, Apresentação de experiências (cinco experiências) - Anápolis (GO), Araraquara (SP), Coronel Vivida (PR), Marau (RS) e Quixadá (CE), Apresentação sobre Tecnologias Sociais, Oficina "Papel identitário do Programa Integração AABB Comunidade".
"As crianças e adolescentes cadastros no programa são de família de baixa renda, mas cheios de potencialidade. O que faltava era a oportunidade de colocá-las em prática. Isso o AABB Comunidade de Apodi está proporcionando. Assim, o programa cumpre com seu objetivo de transformar a realidade social e cada um transforma sua própria história de vida”, destacou a professora Antonia Maia que já esta em Luziânia participando do importante evento.
O Programa AABB Comunidade é uma complementação escolar realizado pela Fundação Banco do Brasil e Federação das Associações Atléticas BB (Fenaabb) e parceiros locais e está implantado no país desde 1987, em 393 municípios brasileiros e inclui 51.539 crianças e jovens de sete a 18 anos incompletos, em risco de exclusão social. Os participantes são atendidos por 3.846 educadores. Em Apodi o programa atende a 120 crianças e adolescentes de vários bairros da cidade.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL