quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Apodi realizará I Conferência Municipal de Cultura

APODI – Através da I Conferencia Municipal de Cultura, a população apodiense terá a oportunidade de debater vários assuntos relacionados às manifestações culturais do município nesta quinta-feira.

Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, comandada pela escritora, Maria Auxiliadora da Silva Maia “Dodora”, a I Conferência Municipal de Cultura de Apodi, acontecera das 8h às 17h, no Núcleo de Apoio ao Idoso e terá como temas centrais a “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, e dela poderão participar representantes de ONGS, Conselhos Municipais, Secretarias Municipais, Associações Culturais e Comunitárias e Representantes dos Poderes Executivo e Legislativo.

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura realizará a I Conferência Municipal de Cultura, em conformidade com o regimento da 2ª Conferência Nacional da Cultura. Esta será a 1ª Conferência Municipal de Cultura, com o objetivo de promover o encontro entre cidadãos, agentes produtores de cultura no município e os representantes do Governo Municipal para que possam construir propostas de políticas públicas de cultura para o município de Apodi.

O vice-reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), professor, Aécio Candido de Souza, também ministrara uma palestra na Conferencia de Cultura de Apodi. Onde também acontecem apresentações culturais, grupos de trabalhos, plenária e outras atividades.
“A Conferência Municipal de Cultura é um espaço importante para troca de informações e de discussão sobre os rumos que a cultura de Apodi”, comentou a secretária Dodora Maia.

Márcio Morais

AABB Comunidade e Conselho Tutelar discutem os direitos e deveres da criança e do adolescente



APODI – Com o Tema "Direitos e deveres da Criança e do Adolescente”. O Programa Integração AABB Comunidade de Apodi em parceria com o Conselho Tutelar, realizou uma palestra, na manhã desta quarta-feira na Associação Atlética Banco do Brasil, onde o público alvo foram os 120 alunos do programa em Apodi.

Os membros do Conselho Tutelar fizeram uma explanação da Lei nº 113/06 que regulamenta a Lei nº 015/93 (Conselho Tutelar) e da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente). Em seguida, foram abordados os direitos da Criança e do Adolescente, bem como, os direitos e deveres dos pais no processo educativo para com seus filhos e os estabelecimentos de ensino.
A coordenadora do AABB Comunidade de Apodi, professora, Antonia Maia da Costa, lembra que esta é mais uma ação do projeto pedagógico do programa que todo mês realizara palestras sempre enfocando os direitos e deveres das crianças e adolescentes como também dos seus pais. “Nosso desejo e o de conscientização e esclarecimentos aos nossos alunos sobre temas que fazem parte do dia a dia da comunidade”, comentou Antonia Maia.

A coordenação do Programa Integração AABB Comunidade vai convidar representantes das Policias Militar, Civil e do Ministério Público para ministrar outras palestras direcionadas aos pais dos alunos. Em Apodi, O Programa Integração AABB Comunidade tem melhorado a qualidade de vida de crianças e adolescentes do município. São 120 adolescentes atendidos, praticando várias atividades no campo esportivo e educacional como também no mundo cultural com o Coral de Vozes Vida, Grupo de Dança, Hip-Hop e o Grupo de Teatro AABB Comunidade, todos formados pelas crianças e adolescentes atendidas pelo programa, que é executado a partir de uma parceria da Prefeitura do Apodi com a Federação Nacional das Associações Atléticas Banco do Brasil (FENABB) e o Banco do Brasil. “O programa AABB Comunidade conjuga saúde, educação, cultura, esporte e lazer, proporcionando assim novas perspectivas de vida a crianças e adolescentes de famílias de baixa renda de Apodi”, comentou Antônia Maia, coordenadora do programa.

Márcio Morais

Prefeitura de Apodi e SENAI abrem inscrições para cursos de eletricista predial e Industrial

APODI – Com o objetivo de qualificar os jovens do município para o disputado mercado de trabalho, especialmente o desempregado. A Prefeitura do Apodi via Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com o SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, esta oferecendo cursos profissionalizantes de Eletricista de Instalações Prediais e Indústrias que atendera a 40 alunos.

Casa curso terá 160 horas aula, divididas entre teóricas e práticas, os participantes receberam orientações de como fazer instalações elétricas prediais e industriais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. A idade mínima é 18 anos, esta cursando o 2º grau, copia de documentos pessoais, comprovante de residência e ser beneficiário de Programas Sociais do município.

Ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, os cursos serão realizados no Núcleo de Atenção ao Idoso com inicio no dia 29 de outubro. Mais informação pode ser adquirida pelo fone (84) 3333:3561 ou 9622:1118.

“Com esses cursos vamos abrir mais oportunidades para os jovens que qualificados tem melhores condições de conseguir um emprego”, comentou Laete Oliveira.
Para a prefeita da cidade, professora, Goreti da Silveira Pinto (PMDB), além de oferecer capacitação profissional gratuita para a comunidade, aumentara a agilidade e a eficácia do processo de capacitação de eletricistas, garantindo maior disponibilidade de mão de obra qualificada no mercado.

Márcio Morais