terça-feira, 13 de julho de 2010

Projeto busca interação entre pais e filhos pela brincadeira



Assistência Social

O CRAS – I Apodi, Centro de Referência de Assistência Social, iniciou nesta terça feira 13/07, um novo Serviço de Convivência Social entre famílias. Trata-se do projeto “Serviço de Convivência Social pais e filhos” trata - se de um programa de acompanhamento entre pais e filhos que pode ser realizado uma ou duas vezes por mês. Estimular a relação afetiva entre pais e filhos com momentos de brincar, Esse é o principal objetivo do projeto que esta sendo desenvolvidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Apodi.

A proposta é resgatar e estimular a união de pais e filhos nas brincadeiras e melhorar a estrutura familiar, com melhor entendimento entre ambos. A reestruturação da família para combater problemas como a violência é hoje um dos principais desafios da sociedade. De acordo com Suely Veríssimo, Psicopedagoga, o “brincar em família” é fundamental para estreitar os laços de pais e filhos. Através da brincadeira, por exemplo, a criança exterioriza muitos sentimentos e características da personalidade. “As famílias devem aproveitar esses momentos para unir-se mais”, destaca o coordenador do Cras Ismael Simão.

As crianças que faz parte do grupo de capoeira e do grupo de crianças Cras, estiveram juntos aos pais realizando atividades lúdicas, pedagógicas e brincadeiras dirigidas por um período de 1 hora pela equipe do Cras formada pelos técnicos Assistente Social e Psicopedagoga. O objetivo é obter um fortalecimento de vínculo e desenvolvimento das crianças.

O encontro serviu para a identificação da realidade social das famílias. Ao todo 65 pessoas participaram entre pais e filhos. O projeto cria uma interação entre pais e filhos, com serviço de convivência para que o CRAS conheça a família para a aplicação do PAIF – Programa de Atenção Integral à Família.

Comunidade: Sítio Cipó recebe visita da Prefeita e seus auxiliares














Aconteceu ontem a assembléia mensal da Associação Comunitária do Sítio Cipó I, na escola da comunidade. A associação se reúne mensalmente para discutir o fortalecimento das famílias associadas e garantindo assim o desenvolvimento da comunidade.

Os desafios a serem superados, as conquistas e as ações a serem cumpridas foram pautas da reunião que teve início as 9h:00min.

Estavam presentes na ocasião líderes políticos do município e representantes de algumas secretárias, como, Gorete Silveira – Prefeita; Klinger – chefe de gabinete; Moésio - secretário de Obras; Laete – secretário de ação social; Marcílio – secretário adjunto de ação social; Elthon Rosemberg – secretário de urbanismo; Junior Souza – secretário de Administração e Planejamento; Edvar – Coordenador do Centro do Idoso; Raimunda Ferreira – Secretária de Educação; Marilac – Apoio Pedagógico; e vereador Nilson.

Na oportunidade os representantes apresentaram as atividades já realizadas e em seguida foi feito uma discussão com a comunidade. Os temas mais discutidos foram o acesso aos programas sociais, o abastecimento d’água, a reforma da escola, o reparo das estradas, iluminação pública e a construção de um comunitário, para realização de atividades coletivas de jovens, mulheres e demais eventos da comunidade.

Os representantes se comprometeram em contribuir para a realização dos sonhos da comunidade. A reunião foi finalizada com os seguintes encaminhamentos: visita de um Topógrafo para avaliar o sistema de abastecimento de água, reposição das lâmpadas nos postes públicos, construção de passagens molhadas nas passagens dos rios (previsão para iniciar em novembro), reunião com pais de alunos e funcionários da escola com a secretária de educação e o apoio a construção da sede (orçamento 2011).

Curso de Derivados de Leite - SENAR - Lagoa Rasa - Apodi - RN - 08.07.2010