terça-feira, 13 de julho de 2010

Projeto busca interação entre pais e filhos pela brincadeira



Assistência Social

O CRAS – I Apodi, Centro de Referência de Assistência Social, iniciou nesta terça feira 13/07, um novo Serviço de Convivência Social entre famílias. Trata-se do projeto “Serviço de Convivência Social pais e filhos” trata - se de um programa de acompanhamento entre pais e filhos que pode ser realizado uma ou duas vezes por mês. Estimular a relação afetiva entre pais e filhos com momentos de brincar, Esse é o principal objetivo do projeto que esta sendo desenvolvidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Apodi.

A proposta é resgatar e estimular a união de pais e filhos nas brincadeiras e melhorar a estrutura familiar, com melhor entendimento entre ambos. A reestruturação da família para combater problemas como a violência é hoje um dos principais desafios da sociedade. De acordo com Suely Veríssimo, Psicopedagoga, o “brincar em família” é fundamental para estreitar os laços de pais e filhos. Através da brincadeira, por exemplo, a criança exterioriza muitos sentimentos e características da personalidade. “As famílias devem aproveitar esses momentos para unir-se mais”, destaca o coordenador do Cras Ismael Simão.

As crianças que faz parte do grupo de capoeira e do grupo de crianças Cras, estiveram juntos aos pais realizando atividades lúdicas, pedagógicas e brincadeiras dirigidas por um período de 1 hora pela equipe do Cras formada pelos técnicos Assistente Social e Psicopedagoga. O objetivo é obter um fortalecimento de vínculo e desenvolvimento das crianças.

O encontro serviu para a identificação da realidade social das famílias. Ao todo 65 pessoas participaram entre pais e filhos. O projeto cria uma interação entre pais e filhos, com serviço de convivência para que o CRAS conheça a família para a aplicação do PAIF – Programa de Atenção Integral à Família.

Nenhum comentário: