sábado, 18 de dezembro de 2010

Cras Lagoa Seca Realiza Dia de Ação e Cidadania







A Prefeitura Municipal através da prefeita Goreti Silveira, da cidade de Apodi, proporcionou aos moradores dos bairros de Lagoa Seca, Baixa do Caic, Bacurau II e Conjunto Garilândia, um dia de Ação e Cidadania, realizado nesta sexta dia 17 de dezembro das 8,00 às 17,00 horas, na Escola Estadual Alvanir de Freitas Dias (Caic). A ação foi realizada na escola pelo fato da mesma esta dentro do território de abrangência do CRAS que são os Bairros de Lagoa Seca, Baixa do CAIC, Bacurau II e Conjunto Garilândia; essas comunidades estão dentro de uma área de risco e vulnerabilidade social por isso precisa de uma ação dos poderes públicos. A Lei Orgânica da Assistência Social no seu Art. 1º, prever que á Assistência Social, é um direito do cidadão e dever do estado, a Política de seguridade social não contribuitiva, prevê os mínimos sociais, realizados através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento ás necessidades básicas.

O evento, teve o objetivo de disponibilizar ações e serviços para a população atendida dentro da área de abrangência do CRAS. Ao longo de todo o dia, os moradores das comunidades citadas, tiveram acesso à emissão de documentos de Identidade, Carteira do Idoso, cortes de cabelo, escova, serviços de saúde como aplicação de flúor, alem de Oficinas educativas.

Foram 416 atendimentos nos seguintes serviços: Manicure,Corte e Escova,Limpeza facial,Emissão de documentos (identidade) 1º e 2º via., Carteira do Idoso, Oficinas educativas alem de aplicação de flúor para as crianças.

A Ação de Cidadania foi uma realização da Prefeitura Municipal de Apodi, Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, através do Centro de Referencia da Assistência Social ( CRAS ), em parceria com a Escola Estadual Alvanir de Freitas Dias (Caic). O coordenador do Cras Ismael Simão avaliou como positivo o evento visto que existe nesta área uma grande demanda pela procura destes serviços. A diretora da escola Lurdete Carlos afirmou que nunca tinha visto tanta gente na escola, e que a população destes bairros próximo a escola são muito carente destes serviços, o Secretario de Assistência Social Laete Oliveira acompanhou todo evento.