domingo, 24 de julho de 2011

1ª CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA - "O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil"

Idosos usaram direito de voz
Conferencia teve incio as 07:hr com plenária cheia
Exposição de trabalhos atezanais produzidos por Idosos
Com o objetivo de melhorar as políticas públicas em prol da pessoa idosa, a prefeitura de Apodi via secretaria de assistência e desenvolvimento social e, Conselho Municipal do Idoso-CMI, realizou a 1ª conferência municipal dos direitos da pessoa idosa.


A Prefeita Goreti Silveira abriu a sequência de falas focalizando a importância da conferência para a efetivação das políticas públicas; disse sentir-se muito feliz por sua administração ter proporcionado meios possíveis para a conferência vir a ser realizada em nosso município, a prefeita referiu-se as atividades desenvolvidas no Núcleo de Apoio ao Idoso, através do programa viva ativamente a melhor idade e da criação do Conselho Municipal do Idoso-CMI. A prefeita enalteceu o trabalho desenvolvido pelo secretário Laete Oliveira e pelo coordenador Edivar Mendes.

Dando sequência ao curso de falas, O coordenador do CRAS-Soledade e articulador da conferência, Marcilio Reginaldo, que representou O Secretário Laete Oliveira, falou do importante trabalho que o CRAS-Soledade vem realizando junto aos idosos daquela comunidade. Também falou do sucesso das ações realizadas pela prefeita Goreti Silveira e o secretário Laete Oliveira, junto aos programas sociais, na assistência e desenvolvimento social do município.

Edivar Mendes presidente do Conselho Municipal do Idoso e Coordenador da conferência, disse sentir-se muito feliz por está fazendo parte de uma realização que fará parte da história das políticas públicas do município e, mais ainda por está diante uma plenária cheia de diferentes representações sociais. Destacou ações realizadas pelo Núcleo de Apoio ao Idoso e, parabenizou a prefeita Goreti pelo apoio que vem dando a política de assistência ao idoso. Exaltou o comprometimento do secretário Laete Oliveira com a população idosa do município. Fez um breve relato sobre a história da criação do Estatuto do Idoso e declarou aberto os trabalhos para a conferência.
A assistente social Iziane fez a leitura do regimento

A palestrante do evento foi a conferencista Drª Margarida Simplício, representando o conselho da OAB/RN e o Conselho Estadual dos direitos da pessoa idosa. O foco da palestra foi a importância do compromisso de todos para a garantia e eficácia dos direitos da pessoa idosa.
Destacou:
A importância do comprometimento do idoso; afirmando que é necessário que os mesmo busquem conhecimentos sobre o estatuto e as políticas para o atendimento ao idoso.
O compromisso da família; em orientar seus idosos em relação a seus direitos e respeita-los.
O compromisso dos conselhos na busca de capacitação própria, das famílias, dos idosos e da sociedade em geral.
O compromisso nas diretrizes orçamentárias com garantias de investimento nas políticas destinadas a assistência de direito da pessoa idosa.

CONFERÊNCIA FECHOU OS TRABALHOS AS 17:hr COM PLENÁRIA CHEIA.