terça-feira, 24 de maio de 2011

CRAS de Apodi oferece serviços para crianças em situação de vulnerabilidade social


APODI – A Prefeitura do Apodi através de um trabalho realizado pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS/Apodi, vem oferecendo às famílias em situação de vulnerabilidade social diverso serviços.

Dentre os vários serviços estão o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que visa fortalecer a relação familiar e comunitária, bem como a defesa dos direitos e desenvolvimento de potencialidades, para que nossos usuários alcance alternativas emancipatórias que contribua para o enfrentamento da vulnerabilidade social em que vivem.

Segundo o coordenador do Cras, professor, Ismael Simão, esse serviço é destinado a crianças, adolescentes, idosos, seus familiares e comunidade. “O serviço atende crianças nas faixas etárias de 6 a 8 anos, objetivando desenvolver atividades que fortaleçam os vínculos familiares e previnam a ocorrência de situação de exclusão e risco social, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil”, comentou Ismael Simão que destaca a criação no mês de abril a formação do grupo de convivência para criança na faixa etária citada.

As atividades ocorrem semanalmente, com grupos pela manhã e a tarde. O CRAS Urbano Apodi tem dois grupos de crianças até 8 anos. As crianças participam de oficinas de pintura, reciclagem, desenho, cine pipoca, dentre outras atividades sócio-educativas que propiciam um momento de reflexão, lazer e desenvolvimento da sociabilidade, formação para participação e cidadania e momentos lúdicos, e culturais como forma de expressão, interação, sociabilidade e proteção social.

Todas as crianças são acompanhadas pela Equipe Técnica do CRAS formada por: Assistente Social, Pedagogo, Psicólogo e Psicopedagogo. de acordo com o objetivo de cada ação.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - PMA