quarta-feira, 18 de agosto de 2010

CRAS, SEMDAS E PMA Capacitam integrantes do Bolsa Família com curso profissionalizante




APODI – integrantes do Programa Bolsa Família foram capacitados através do curso de manicura e pedicure, oferecidos à população apodiense pelo Centro de Referencia da Assistência Social - CRAS, via Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. O curso foi realizado através da parceria Prefeitura de Apodi e SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. A solenidade de enceramento do curso aconteceu nesta terça dia 17/08 as 9:00 horas da manhã, no centro de inclusão produtiva do trabalhador da prefeitura municipal de Apodi, e contou com a presença dos concluintes do curso acompanhados dos seus familiares.

A solenidade ainda contou com a presença da prefeita Goreti Silveira, da secretaria de Educação professora, Raimunda Freire, Secretário da Assistência e Desenvolvimento Social, Antonio Laete Oliveira, coordenadores do CRAS de Soledade, Marcilio Reginaldo, Cras de Apodi, Ismael Simão, Edvar Mendes do Centro do Idoso, dentre varias outras autoridades do município. O representando do SENAC Secção de Mossoró, a professora do curso Macia Lopes

O Secretário da Assistência e Desenvolvimento Social, Antonio Laete Oliveira, falou da importância das parcerias que possibilitaram a capacitação de alunos para o referido curso. “Estamos felizes hoje ao concluir mais uma etapa importante da gestão da prefeita Goreti”. Com essa importante capacitação estaremos gerando renda para essas familias carentes do município; é importante lembrar que essas parcerias têm acontecido devido ao apoio que temos recebido da prefeita Goreti e de parceiros como o SESI, SENAC E SENAI, que têm disponibilizados seus técnicos para que possamos capacitar pessoas.

A prefeita goreti falou que não tem medido esforços para atender os pleitos da secretaria de promoção social, pois sabe da importância que tem para o município de Apodi a política de Assistencia Social. “esse é o melhor caminho destacou a prefeita goreti”. Os novos profissionais receberão em breve da Prefeitura Municipal de Apodi um kit com todas as ferramentas necessárias para desenvolver sua atividades profissionais.


SERVIÇOS OFERECIDOS NO CRAS – DE APODI

CRAS / atividades desenvolvidas:
• Atendimento psicossocial às famílias;
• Inserção das famílias em benefícios, programas e projetos (Inclusive geração de renda);
• Elaboração de laudo, relatório e parecer psicossocial;
• Atividades sócio-educativas;
• Acompanhamento rotativo às famílias;
• Visitas domiciliares e institucionais;
• Suporte técnico aos programas sociais. ;
• Palestras sócio-educativas (Saúde e Educação)

PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA - CRAS
Tratamento das Famílias ou Indivíduos em situação de
• Vulnerabilidade social;
• Privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos);
• Fragilização de vínculos afetivos (relacionais e de pertencimento social).


Por: Ismael Simão.

Cras Promove Palestra Sobre Drogas Para a Comunidade Escolar.


O Cras ( Centro de Referencia da Assistência Social) de Apodi, promoveu nesta segunda -feira, dia 16/08, na Escola Estadual Professora Alvanir de Freitas Dias (Caic), mais uma rodada de palestras dirigidas a estudantes Professores e a comunidade em geral. A palestra foi conduzida pelos técnicos do Cras a Assistente Social Fabricia Karem, a psicopedagoga Suely Veríssimo além do coordenador do Cras o pedagogo Ismael Simão. Com o tema: Drogatização na família e na comunidade. A palestra tem o objetivo de formar multiplicadores de orientações acerca da prevenção ao uso de drogas, e é dirigida às entidades e Conselhos Municipais, Agentes Comunitários de Saúde, professores e demais interessados. “Esta ação visa a promover a conscientização da comunidade de uma forma geral acerca dos malefícios da droga nas relações humanas, no comportamento entre o usuário e a família, a sociedade, os amigos, e os reflexos comprometedores da droga nos estudos, na saúde, na família e no futuro dos jovens.” Afirma Ismael Simão Coordenador do Cras Apodi.
O Cras (Centro de Referencia da Assistência Social) de Apodi, atua junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, que tem a frente o Secretario Laete Oliveira. O Cras é um Programa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal de Apodi. A Prefeita Goreti Silveira tem dado total apoio as questões sociais do município, incentivando não só o Cras mais os demais Programas Sociais como: Peti, AABB Comunidade, ProJovem, Creas e Centro do Idoso, todos vinculado a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.