terça-feira, 10 de novembro de 2009

Pane em Itaipu causa apagão em nove Estados, inclusive RN.

Um blecaute atingiu várias cidades das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil por volta das 22h (Horário de Brasilia) 21h ora local, desta terça-feira 10/11/09. Ainda não há informação oficial sobre as causas do apagão. De acordo com informações do canal de TV a cabo BandNews, já a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) confirma que houve apagão em cinco Estados do país devido a um problema na usina de Itaipu, no Paraná.

Segundo a ONS (Operador Nacional do Sistema), foram perdidos 17 mil MW de potência, o que equivale à potência geral do Estado de São Paulo.

Na cidade de São Paulo, várias regiões registram falta de energia elétrica. Relatos de moradores apontam falta de luz em várias regiões da cidade, no ABC Paulista e no interior e litoral do Estado.

O metrô de São Paulo interrompeu o funcionamento e estava parado por volta das 22h40. De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, só estão com energia na capital paulista os locais onde há geradores. De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar, não há registro de ocorrências na cidade.

"Estava um caos para pegar ônibus, pois está sem metrô. Estava parecendo seis horas da tarde. A cidade está totalmente escura, sem semáforos, na rua só vemos a luz das velas nas casas. Não tinha nem táxi na rua, está todo mundo preso em casa", conta o jornalista Rodrigo Araújo, que estava na av. Paulista no momento do apagão.

Também falta luz em partes do Rio de Janeiro e na cidade de Recife. No Centro-Oeste, Campo Grande também foi afetada pelo blecaute.

No Rio de Janeiro, o problema prejudica a circulação de veículos nas principais vias da cidade, como a Linha Amarela e avenida Brasil, devido à falta de funcionamento da sinalização.

O Estado do Rio Grande do Sul não foi atingido e, segundo a Companhia Estatal de Energia Elétrica, um problema em Itaipu gerou um apagão acima do Paraná, em Estados do Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste.

Segudno o jornal paraguaio "La Nación", o fornecimento de energia elétrica ficou interrompido por cerca de 30 minutos entre 21h13 e 21h43 (horário local), e já está normalizado.




Apodi sediara encontro Regional de Conselheiros Tutelares do Médio Oeste



O município de Apodi sedia nos dia 12 e 13 o I Encontro Regional de Formação de Conselheiros de Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares.


O encontro esta sendo promovido pela Prefeitura do Apodi via Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONSEC/RN, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Apodi (CONDICA) e acontecera na Casa da Cultura Popular Escritor Walter de Brito Guerra no centro da cidade.

Além dos conselheiros de Apodi, ainda vão participar os dos municípios de Caraúbas, Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes e Severiano Melo todos encravados no Médio Oeste Potiguar.

De acordo com o secretario de Assistência e Desenvolvimento Social de Apodi, Laete Oliveira, o objetivo do encontro é de instrumentalizar os conselheiros de direitos e tutelares na luta pelo exercício da cidadania.

Na grande de programação consta a realização de varias atividades como palestras, oficinas, seminários todos com termas centradas ao funcionamento do Conselho Tutelar; reflexão sobre situações vivenciadas; Identificação de atos e violações dos direitos da criança e do adolescente; Instrumental de trabalho do conselho tutelar e Aspectos éticos no exercício da função de conselheiros.

Segundo a presidente do CONDICA de Apodi, Patrícia Lorena Raposo, durante os dois dias de evento serão discutidas as modalidades de abrigamento institucional e acolhimento familiar para que os municípios possam encontrar a solução mais adequada a partir de sua realidade visando à efetivação da garantia do direito à convivência familiar e comunitária.

Márcio Morais

Crianças e Adolescentes dos Programas Sociais de Apodi recebem instrumentos musicais

APODI – As crianças e adolescentes do município de Apodi, atendidas pelos Programas Sociais mantidos pela Prefeitura via Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, receberam da municipalidade instrumentos musicais para a formação da banda de musica formada pelas crianças/adolescentes oriundas de famílias de baixa renda da cidade.


A solenidade de entrega dos instrumentos aconteceu na Praça da Bíblia no bairro de Lagoa Seca e contou com a presença da prefeita, professora, Goreti da Silveira Pinto (PMDB), secretario de Assistência e Desenvolvimento Social, Antonio Laete Oliveira e vários outros secretários, assessores, diretores de escolas e coordenadores de programas executado pelo município.

Através dos Programas Sociais, a Prefeitura do Apodi vai oferecer educação musical às crianças e adolescentes dos Programas AABB Comunidade, Projovem, Peti, ao todo são cerca de 950 crianças e adolescentes atendidos em todo território apodiense.


O Projeto Jovem Poti de Musica conta com os monitores, Lisânias Barros, Esnarde Leite e Jairo Morais, Neuma Jales que juntos vão oferecer educação musical. O segundo passo será a entrega do fardamento, para as apresentações culturais.


Fundamentado no Estatuto da Criança e do Adolescente, os Programas sociais de Apodi, promovem complementação escolar a estudantes da rede pública de ensino, com idades entre 7 a 18 anos incompletos. Os jovens inscritos participam de atividades educativas, recreativas e lúdicas, além de receber reforço alimentar e acompanhamento médico-odontológico.

Márcio Morais

Comissão de Apodi realiza audiência para mostrar importância do Selo UNICEF a população


APODI – Representantes de vários segmentos da sociedade apodiense participaram, na Casa da Cultura Popular de Apodi do lançamento oficial no território apodiense do “Selo UNICEF - Município Aprovado 2009”.


O objetivo da solenidade foi de mostrar a importância do Selo UNICEF para o município e o fortalecimento dos projetos e programas já desenvolvidos pela Prefeitura nas áreas de saúde, educação e assistência social, voltados para crianças e adolescentes.

A solenidade de abertura do evento contou com a presença da prefeita da cidade, professora Goreti da Silveira Pinto (PMDB), secretários, assessores, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDICA), Patrícia Lorena Raposo, membros do Conselho Tutelar, Pastoral da Criança, Igrejas Evangélicas, Católica, Diretores de Escolas das Redes Municipal, Estadual e Partícula de Ensino.De acordo com o articulador do Selo UNICEF em Apodi, Marcilio Reginaldo, a finalidade do evento foi de mobilizar a população e mostrar que a metodologia do Selo tem contribuído para que os municípios conquistem importantes melhorias na vida de crianças e adolescentes. “Investir na melhoria da qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes é uma prioridade do governo da prefeita Goreti Pinto que tem realizado excelente trabalho no campo social e tem demonstrado que a meta é avançar cada vez mais”, destacou Marcilio Reginaldo.


“Apodi da um passo muito importante para a cidadania e melhoria da qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes, mulheres, idosos, agricultores. Estamos plantando a semente do Selo UNICEF nas terras férteis do nosso Apodi, e tenham certeza vamos colher bons frutos”, disse a prefeita Goreti Silveira Pinto.

O que é o selo UNICEF Município AprovadoO Selo UNICEF Município Aprovado é uma metodologia que tem como base a mobilização social, o desenvolvimento de capacidades e o monitoramento das políticas públicas implementadas, sendo também um reconhecimento internacional ao esforço despendido em conhecer, avaliar e melhorar os indicadores sociais relacionados à infância e à adolescência.

Com a adesão os municípios e os gestores participarão de encontros de capacitação, bem como de campanhas e mobilizações realizadas em âmbito regional e nacional. No final desse processo, que vai durar de 2009 a 2012, os municípios que apresentarem avanços consistentes, segundo a metodologia de monitoramento e avaliação desenvolvida pelo UNICEF, receberão o Selo UNICEF Município Aprovado que é uma Certificação Internacional às conquistas alcançadas na garantia e proteção dos direitos da criança e do adolescente.

Márcio Morais