sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Meninos da Chapada faz apresentação na I Conferência Municipal de Cultura de Apodi

O evento aconteceu no auditório do Núcleo de Atenção ao Idoso, das 8 horas às 16 horas, contou com a participação da secretária de Turismo e Cultura, Auxiliadora Maia, Urbanismo, Elton Souza, Esporte e Juventude, Jairo César, Assistência e Desenvolvimento Social, Laete Oliveira, Administração e Planejamento, Cesar Silva, diretor do Núcleo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, professor Elmo Torres, Articulador do Selo Unicef, Marcílio Reginaldo, gabinete Civil, Tibúrcio Marinho, representantes das Secretarias de Saúde, Educação, diretores de escolas, professores, coordenadores e mais de setenta representantes dos mais variados segmentos da sociedade apodiense.
A escritora Maria Luiza, a poetisa Vilmaci Viana e o grupo Meninos da Chapada, Alzêr Freitas, da Sociedade dos Poetas do Rio Grande do Norte, fizeram apresentações culturais.Representada por músicos, escritores, artesãos, poetas, artistas plásticos, promotores de eventos, professores, diretores de grupos teatrais, a população apodiense teve a oportunidade de discutir e debater vários assuntos relacionados às manifestações culturais do município.
Os Meninos da Chapada é um projeto em parceria entre o Municipio de Apodi e a Petrobras(FIA), elaborado e executado pela FALS e Aprovado pelo Conselhos dos Direitos da criançaedo Adolescente.
Marcilio Reginaldo

Plano Municipal para as crianças - Como utilizar o livro "O município e a criança de até seis anos"


A constituição federal, no seu artigo 227, determina que a criança e o adolescente sejam prioridades absolutas. Existem várias experiências municipais brasileiras que comprovam ser possível melhorar a qualidade de vida das crianças, com os recursos financeiros existentes. O grande desafio é saber priorizar, decidir no que investir, planejar, implementar, monitorar e avaliar adequadamente as ações desenvolvidas. Também é fundamental articular as ações, fazer parcerias e em especial, ouvir a comunidade (inclusive as crianças) e envolvê-la na solução dos problemas do município.
Visando contribuir para esse processo inicial de diagnóstico e planejamento, a equipe do UNICEF em Fortaleza coloca à disposição dos municípios, sugestões de ações que esperamos sejam úteis nesta fase de prorização e definição dos grandes programas e projetos do município. É muito importante que o município tenha um plano para a criança e o adolescente, com ênfase nos primeiros 6 anos de vida, começando pela gestação. E contribuir para a elaboração e implementação do Plano Municipal. A prefeita Gorete Silveira, através da comissão pró-selo estará recebendo as orientação e documentos necessário para a implantação do plano em Apodi.

Crianças da OACV recebem doação de leite

A ADSERER recebeu da Defesa Civil do município de Apodi-RN, através da Secretaria de desenvolvimento e Assistencia Social, a ajuda humanitária nesse ultimo fim de semana, especificamente sexta dia 09 de outubro, a doação de 50 kg de leite em pó para serem usados pelas crianças da Oficina de Arte e Cultura Vitória. È muito bem vindo esse leite pra gente que estamos diariamente na oficina aprendendo Arte ao invés de estarmos nas ruas, Afirma o aluno Luiz Torres. A OACV atende a 32 crianças do Bairro Teimosos, onde muitas crianças estão em situção de risco, sendo uma iniciativa das Empresas Essência do Campo e Sucata Vitória, através do empresário Bráulio Ribeiro que vem mantendo o projeto desde sua fundação. Estamos passando por dificuldades, contudo estamos aguardando um projeto a ser executado com a ADSERER em parceria com a Prefeitura Municipal para darmos continuidade e ampliação da oficina, e nesse momento toda ajuda é bem vinda, com isso agradecemos a Defesa Civil em especial ao Sr.: presidente Marcilio pela doação. Explica o presidente da ADSERER.

Rosibério Dias