terça-feira, 21 de setembro de 2010

Prefeitura de Apodi amplia intervenções sociais no município.



Fruto da parceria com a Prefeitura Municipal de Apodi, a unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) que funciona no bairro lagoa seca, está levando acompanhamento socioassistencial para cerca de 450 famílias das localidades que integram a área de atuação do CRAS e adjacências, com serviços de assistência social, psicológica e encaminhamentos para outras unidades que integra os programas sociais da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.

O público-alvo são famílias em situação de pobreza, risco e vulnerabilidade social, através de palestras sobre cidadania e direitos sociais, oficinas e resgate da auto-estima, o coordenador do CRAS, Ismael Simão, disse que o serviço tem melhorado a vida de muitas pessoas, principalmente nas relações interpessoais entre pais e filhos.

Outro benefício para as famílias assistidas pela entidade é a inserção no mercado de trabalho através de cursos profissionalizantes em parcerias com entidades como: SESI,SENAI,SENAC,SENAR.. Os cursos são realizados de acordo com levantamento da demanda de mão-de-obra no mercado de trabalho, conforme o perfil desejado do trabalhador, abrindo assim novas perspectivas para pessoas que estão fora do mercado de trabalho. Neste ano já foram realizados os cursos de salgados e piça, manicure,corte e escova de cabelo e esta em andamento os cursos de pedreiro e pintor.

O CRAS faz parte da Política Nacional de Assistência Social e tem como objetivo complementar a proteção social às famílias, criando meios de garantir a convivência familiar e comunitária e condições de inserções e permanência dos jovens no convívio familiar; esta ligado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e tem total apoio da Prefeita Gorete Silveira,que não tem medido esforço para apoiar os programas sócias conveniados com a Prefeitura de Apodi.

Por Ismael Simão.

CRAS realiza II “Encontro Pais e filhos” com mães crianças e jovens.



O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS ou Casa das Famílias, como é popularmente conhecido, realiza a cada mês encontro de grupos de convivência formados por integrantes de diversas famílias cujos filhos participam de atividades recreativas e pedagógicas no CRAS.

Nesta terça 21/09 foi realizado o “II encontro pais e filhos” com a participação do Grupo de Mães que acompanham o desenvolvimento dos filhos que estão envolvidos nas atividades do CRAS, acompanhadas pela Assistente Social Fabricia Karen e a Psicopedagoga Suely Veríssimo.

Durante toda a tarde foi realizada uma oficina pedagógica de brinquedos com os participantes, no primeiro momento foi feito uma breve reflexão sobre a importância e a valorização da família alem do respeito mutuo entre pais e filhos,no segundo momento todos se envolveram em uma oficina de brinquedos com garrafas PET, no terceiro momento mães e filhos se envolveram nas brincadeiras com os brinquedos confeccionados.

O grupo que envolve crianças e pré-adolescentes já existe há dois anos e todos os trabalhos realizados acontecem paralelos a assistência dada às mães de cada participante. No encontro o acolhimento das mães e crianças foi feito pela Assistente Social Fabricia Karen e a Psicopedagoga Suely Veríssimo juntamente com o coordenador do CRAS Pedagogo Ismael Simão. O principal objetivo do encontro foi facilitar a interação entre pais e filhos alem de desenvolver as habilidades motoras dos participantes; trabalhar a importância da reciclagem de matérias de fácil acesso doméstico através de uma forma criativa e lúdica.