terça-feira, 27 de outubro de 2009

RN tem saldo positivo na geração de empregos em setembro


Apodi ficou em quarta colocação com 128 empregos com carteira assinada






Empresario Braulio Ribeiro "Isso é fruto da organização dos empresarios"



NATAL/APODI - O Rio Grande do Norte terminou o mês de setembro com um saldo positivo na geração de empregos formais. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 4.421 novos empregos com carteira assinada foram criados no Estado. Isso representa uma variação de 1,29% entre o número de admissões e demissões, que supera a média nacional de 0,77%. Os setores que mais se destacaram dentro desse desempenho foram à agropecuária, construção civil e serviços.

No comparativo entre os meses de agosto e setembro deste ano, a expansão no estoque de assalariados foi de 1,31%. Esse incremento só foi possível pelo bom desempenho do setor agropecuário, que ganhou 1.409 novos postos de trabalho.

Construção civil, serviços e comércio também merecem destaque. No primeiro, foram criados 1.102 novos empregos, o que representa um volume de 25,8% a mais do que no mesmo período do ano passado. No setor de serviços, o incremento foi de 984 novos postos. Ou seja, 91% a mais do que em 2008. O desempenho é ainda melhor quando se fala no comércio, que absorveu 859 trabalhadores em setembro, 100,7% a mais do que no mesmo mês do ano anterior.

O maior número de empregos criados concentrou-se em Natal (1.408) e Mossoró (1.305). Logo em seguida, se destacam os municípios de Ceará-Mirim (249), Apodi (128) e São Gonçalo do Amarante (70). O desempenho do Rio Grande do Norte também é positivo quando comparado com os índices alcançados pelas outras regiões do país. Com uma variação de 1,29% entre admitidos e demitidos, o RN fica à frente de todo o Norte (1,00%), Sul (0,68%), Centro-Oeste (0,49%) e Sudeste (0,47%).

O secretário de estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Fabian Saraiva, comemora o resultado. Segundo ele, o fato do Rio Grande do Norte ter ficado acima da média nacional na geração de empregos formais significa um avanço positivo destacando as ações e os programas para qualificação instituídos pelo governo Wilma de Faria. “Isso mostra que o estado vem se recuperando de junho até agora, já que nos primeiros meses do ano enfrentamos dificuldades. A expectativa é que possamos fechar 2008 com um saldo positivo. Vale ressaltar ainda que estamos iniciando o período de contratações temporárias, o que vai contribuir ainda mais para isso”, ressalta opresidente da Camara Dirigentes Lojistas de Apodi, empresario, Rosivan Duarte, ver como positivo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) onde o municipio de Apodi ficou em 4º colocação entre as cidades que empregam mais. "O comercio de Apodi hoje é um dos mais organizados do Rio grande do Norte, a agricultura Familiar e as empresas que atuam em nosso municipio, tem contribuido para o crescimento economico de Apodi", comwentou Rosivan Duarte que preside a CDL formada por cerca de 125 empresarios.

O empresario, Braulio Ribeiro que controla as empresas Agua Mineral Cristalina do Oeste, Essencia do Campo e Sucata Vitoria, comemora o resuldado. "Isso è fruto da organização dos empresarios de Apodi, porque estao empregando mais com carteira assinada, mostrando que estao organizados e cumprindo o que manda a legislação trabalhista", disse Braulio Ribeiro que garante emprego para mais de 100 pessoas em suas tres empresas.

Outro setor responsavbel pelo crescimento ecnomico de Apodi é a Agricultura Familiar que tem comercializado produtos em alta escla junto a Companhia Nacional de Abasrtecimento - CONAB. O Mel, Castanha, Arroz sao os principais produtos produzidos no solo apodiense que tem garantido o sustento de centenas de familias.

Márcio Morais

Nesse mundo globalizado é necessário sabermos o mínimo do inglês

13 frases em inglês com expressões do cotidiano

Olá Pessoal! As treze frases de hoje estão bastante simples. Como sempre trazem idéias do cotidiano que visam proporcionar um aumento do domínio do inglês com expressões úteis e populares nos EUA e Inglaterra.

1. Recomeçar: Start over
Ex: It´s never too late to start life over. (Nunca é tarde para recomeçar a vida.)

2. Espinhas: Pimples
Ex: Chocolate gives you pimples. (Chocolate dá espinhas.)

3. Engordar: Make ___ fat
Ex: Soda makes you fat. (Refrigerante engorda.)

4. Mandar: Be the boss
Ex: You´re not the boss of me. (Você não manda em mim.)

5. Acordo, trato: Deal
Ex: A deal is a deal. (Trato é trato.)
Ex: Let´s make a deal, you make dinner and I´ll buy the soda. (Vamos fazer um trato, você faz o jantar e eu compro o refrigerante.)

6. Fazer por merecer: Earn
Ex: You´ve earned it. (Você fez por merecer.)

7. Por mais que: However much
Ex: However much I want to, I can´t stop going there. (Por mais que eu queira, não consigo parar de ir lá.)

8. Justificar: Justify
Ex: They´re young, but that doesn´t justify it. (Eles são novos, mas isso não justifica.)

9. Fazer por onde, fazer por merecer ( algo ruim): Have it coming
Ex: He had it coming. (Ele fez por onde.)

10. Entregador (de pizza, flores, etc): Delivery man
Ex: The pizza delivery man missed work. (O entregador de pizza faltou ao serviço.)

11. Atrasar (pagamentos, trabalhos, etc): Be late with
Ex: She´s never late with the salary payments. (Ela nunca atrasa o pagamento dos salários.)
Ex: They were late with the rent. (Eles estavam atrasados com o aluguel.)

12. Realizar (sonho): Come true
Ex: I´ll make your dream come true. (Vou realizar o seu sonho.)
Ex: I hope your dreams come true. (Eu espero que seus sonhos se realizem.)

13. Dar dinheiro (ser lucrativo): Make money
Ex: Does it make money? (Isto dá dinheiro?)
Ex: Do you think it will make money? (Você acha que isto vai dar dinheiro?)

Elves Alves

Programa projovem realizara ações de cidadania

APODI – Os mais de 200 adolescentes e familiares atendidos pelo Programa Projovem de Apodi no Médio Oeste, vão participar de uma ação de cidadania, realizada pela Prefeitura do Apodi via Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

De acordo com a Assessoria de Comunicação Social da municipalidade, as atividades do Projeto Ação e Cidadania, serão realizadas no dia 29 de outubro, das 8:00 ás 15:00 na sede do Programa Projovem, localizada a Rua Ademar Leão da Silveira (onde funcionou o CAPS). Na abertura do evento haverá uma apresentação cultural com os jovens do Programa, em seguia serão ofertados serviços de embelezamento pessoal: corte, escova, manicure e sobrancelha; serviços na área da saúde: consultas com a nutricionista, aferição de pressão, palestras educativas sobre saúde bucal, doenças sexualmente transmissíveis, distribuição de kits de saúde bucal e preservativos.

A ação de cidadania é uma das ações planejadas pelos jovens do programa como atividade do ciclo da Participação Cidadã, no qual os adolescentes terão que desenvolver ações com a comunidade. Além desta ação com os jovens e suas famílias até o final do ano, será realizadas mais duas, uma na Baixa do CAIC e outra no Bico Torto. Estas atividades têm como finalidade estimular os adolescentes a exercerem a cidadania ativa, colocando o conhecimento adquirido durante os dois anos do programa a serviço da comunidade.

O Programa Projovem tem a finalidade de investir em uma política nacional integrada, com programas e ações voltados para o desenvolvimento integral do jovem brasileiro representa uma dupla aposta: criar as condições necessárias para romper o ciclo de reprodução das desigualdades e restaurar a esperança da sociedade em relação ao futuro do Brasil.

O ProJovem Adolescente, objetiva complementar a proteção social básica à família, oferecendo mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. Consiste na reestruturação do programa Agente Jovem e destina-se a jovens de 15 a 17 anos.

O município de Apodi vem realizando excelente trabalho junto a crianças e adolescentes através dos Programas AABB Comunidade, Projovem, PETI, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDICA). Apodi também esta na disputa pelo Selo UNICEF Município Aprovado 2009.

Márcio Morais

Blogs programassociais e apodirumoaoselounicef recebem elogios do RS

Um e-leitor nos deixou um recado elogiando nossas ações, vejam a postagem:
Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Programa AABB Comunidade atende a 120 crianças em ...":

Parabéns Apodienses pela brilhante iniciativa de desenvolver o Programa Integração AABB Comunidade. Trabalho no Programa Integração AABB Comunidade de São Francisco de Assis RS, sou um verdadeiro gaúcho assisense. Meu email é luizricardolena@hotmail.com, nosso Blogspot é www.programaaabbcomunidadeblogspot.com. Se quiseres conhecer nosso programa Acesse.

Um abraço.
Luiz Ricardo T. Lena
São Francisco de Assis RS