quinta-feira, 24 de junho de 2010

PROMOVENDO CIDADÃNIA

A Política de assisténcia e desenvolvimento social que está em ação pela Prefeita Gorete Silveira, Secretário Laete Oliveira e Programas Sociais, garante inclusão social, educação, aprendizado, profissionalização, capacitação e melhor qualidade de vida para crianças, adolecentes, jovens e idosos. As ações que promovem a cidadania as familia e aos individos em todas as faixas etárias de idade, estão acontecendo com abundancia para suprir a caréncia dos beneficiários enquadrados nas normas da política de assisténcia e desenvolvimento social.


PROJOVEM: Promovi melhor qualidade de vida ao jovem adolecente através de projetos destinado a garantir escolaridade, aprendizado, profissionalização, lazer e educação social.
Jovens em visita a comunidade quilombola, educação sociocultural.

Jovens na Bica da India,Banho na cachoeira do pinga, na cidade de Portalegre, turismo e lazer.
PETI: PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL, Garante as crianças salas de aulas com ensinamentos didáticos, profissionais, sociais, atividades físicas e momentos de lazer. As ações acontecem na cidade e na zona rural, realizando também encontros das crianças lotadas em todas as unidades do PETI, num intercãmbio que promove momentos de inclusão social, lazer e cidadania. Como plantar uma muda de arvore, educação ambiental.


Encontro de crianças da Zona rural e da Zona urbana em manhã de lazer.
CRAS: CENTRO DE REFERÉNCIA DA ASSISTÉNCIA SOCIAL, Atendi as familias carentes em todas as suas necessidades, prestando pronto-atendimento ou encaminhando e acompanhando à setores competentes. Promovem também cursos profissionalizantes com a finalidade de garantir as familias meios de obter alguma renda para melhor planejar o bem-estar dos seus membros.

NÚCLEO DE APOIO AO IDOSO: Garante a pessoa idosa os direitos constituidos no estatuto do idoso. Através de várias atividades realizadas com os jovens da terceira idade como: Forró da terceira idade, atividades físicas; caminhadas, aeróbicas, exercicios funcionais e testes de aptidão fisica; Palestras são realizadas com o intuito de preparar o idoso na busca pelos seus direitos, é feito encaminhamento e acompanhamento para resolução de qualquer problema que venha a ser necesário, em parceria com o projeto MOVA-BRASIL está formada na sede do núcleo uma sala de aula para promover a alfabetização dos jovens da terceira idade, é garantido ao idoso participação em celebrações cívicas e culturais como: festas juninas, carnaval, semana do idoso, dia dos pais, dia das mães, festas natalinas confraternização de 1º de janeiro, semana cultural e emancipação política; são realizados cursos terapêuticos com a finalidade de preservar a saúde do idoso, está sendo realizado um intercãmbio que promove o encontro mensal dos idosos da cidade com os da zona rural, através da realização de uma festa nas localidades rurais, é garantido alimentação em todas atividades realizadas.