quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Apodi receberá ações do Projeto Amigos da Escola


O município de Apodi receberá no próximo dia 11 (quarta-feira) a primeira edição do Projeto Amigos da Escola 2010, com uma programação sociocultural voltada para a comunidade. As ações serão executadas na Escola Estadual Gerson Lopes e no Circo Cultural da Prefeitura do Apodi, que será armado na praça Getúlio Vargas, no centro da cidade.

A iniciativa é da Prefeitura do Apodi, via Secretaria Municipal de Educação e o Governo do Estado, via Secretaria Estadual de Educação e da Cultura (SEEC), escolas e vários outros órgãos e secretarias municipais e estaduais de educação, além dos parceiros que pertencem a instituições filantrópicas, ONGs e empresas privadas.

“O município de Apodi estará com o que for necessário para apoiar as ações do Projeto Amigos da Escola, é um projeto muito importante que merece a nossa atenção, a prefeita Goreti Pinto colocou toda a estrutura administrativa à disposição da coordenação do programa”, comentou Raimunda Freire, secretária de Educação de Apodi.

A programação que dará conta das ações do “Amigos da Escola”, que este ano trabalha a temática “Minha Escola – Minha Comunidade”, será composta de apresentações culturais realizadas por alunos das escolas que participam do evento, caminhada com saída do Núcleo Avançado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -Uern, às 7h30, Oficinas de Artesanato, Exposição de Projetos Educativos, Atendimento ao Público com Serviços Básicos de Saúde (exames, consultas, pressão arterial, etc.) e Embelezamento Pessoal (corte de cabelos, escova, unhas). As ações serão desenvolvidas durante todo o dia.

O projeto foi lançado em 1999 pela Rede Globo de Televisão, como parte das comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil, em parceria com a Comunidade Solidária, órgão presidido pela então primeira-dama do país, a professora doutora Ruth Cardoso, com apoio da Secretaria de Turismo da Bahia, Petrobras, Telemar e Banco Itaú, entre outras organizações. Destacou-se pela magnitude da campanha televisiva, incluindo também outros veículos de comunicação, vinculados a essa emissora, como o Portal Globo, jornais e revistas.

O “Amigos da Escola” é um projeto amplo que atua há 11 anos e tem como objetivo promover o fortalecimento e a interação entre a escola e a comunidade, por meio do incentivo ao trabalho voluntário. O intuito é desenvolver ações que sejam eficazes e despertem a importância da parceria entre os segmentos sociais e a escola, para a prática do processo de construção da cidadania.

O “Amigos da Escola” é um projeto criado pela TV Globo e emissoras filiadas, como a InterTV Cabugi, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da educação e da escola pública de educação básica.

O projeto incentiva o envolvimento de todos (profissionais da educação, alunos, familiares e comunidade) nesse esforço e a participação de voluntários e entidades no desenvolvimento de ações educacionais – complementares, e nunca em substituição às atividades curriculares/educação formal – e de cidadania, em benefício dos alunos, da própria escola, de seus profissionais e da comunidade.

Ascom - Apodi

Mulheres trabalhadoras rurais de Apodi vão ter acesso ao projeto Útero é vida 2010




SAUDE NO CAMPO

Cerca de 200 mulheres trabalhadoras rurais do município de Apodi serão atendidas com ações de cidadania e exames um convênio firmado entre a Prefeitura do Apodi via Secretarias de Saúde, Agricultura, Sindicato Rural de Apodi, Federação da Agricultura do Rio Grande do Norte, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).A parceria foi firmada na semana passada quando a prefeita da cidade, professora, Goreti Silveira Pinto (PMDB), acompanhada do secretario de Assistência e Desenvolvimento Social, Antonio Laete Oliveira e o presidente do Sindicato Rural de Apodi, Antonio Evandir de Souza, se reuniram com o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, para, juntos, discutirem a promoção de mais uma edição do projeto Útero é Vida 2010.Na ocasião, o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, lembrou o sucesso das edições passadas e firmou parceria para as edições deste ano, que serão desenvolvidas em oito municípios do Rio Grande do Norte. São eles: Jucurutu, Ipanguaçu, Apodi, Serra Negra do Norte, Lajes, Santo Antonio, Mossoró e Patu.“Todas as regiões, com foco nesses municípios, terão as visitas do projeto, que é uma responsabilidade social da Faern/Senar para com os produtores rurais e suas famílias”, explicou José Vieira.Segundo a prefeita, Goreti Silveira Pinto, em Apodi o projeto será executado no mês de setembro na região da Chapada, contemplando as mulheres trabalhadoras rurais do Distrito Rural de Gois e comunidades adjacentes.O projeto Útero é Vida é uma iniciativa da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que visa levar para as mulheres do campo exames preventivos contra o câncer no colo do útero. Um projeto de sucesso nacional que desenvolve, também, a auto-estima da mulher, pois ao fim dos encontros ocorre a distribuição de kits de beleza para essas produtoras.“Aqui no Rio Grande do Norte, nós da Faern/Senar temos a meta de promover oito programas em 2010. Os exames contribuirão para uma melhor prevenção por parte das mulheres. Fora isso, elas ainda vão passar por um dia de beleza, com manicure e cortes de cabelo”, ressaltou Vieira.Inclusão digital em Apodi – Na oportunidade da reunião, o presidente do sindicato rural de Apodi, Antonio Evandi, recebeu a boa notícia da Faern/Senar: A sede do sindicato irá receber 10 computadores para serem incluídos no programa de inclusão digital rural. “Fico muito feliz com essa notícia. Agora os produtores da região poderão se atualizar em novas técnicas e aprimorar seus conhecimentos”, finalizou Evandi.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Prefeitura do Apodi e Escola de Governo capacitam mais de 60 profissionais ligados à educação


Graças a uma parceria da Prefeitura do Apodi via Secretaria Municipal de Educação e a Escola de Governo da Secretaria de Administração do Governo do Estado, cerca de 60 profissionais que atuam no campo da educação participaram de três cursos, sendo dois de relações interpessoais com duração de 4 horas para duas turmas, e um de atualização de arquivos e biblioteca com duração de 20 horas.
Os cursos foram ministrados por profissionais do IEL Instituto Euvaldo Lodi, secção Natal/RN, e aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Salão Paroquial no centro da cidade. O lançamento dos cursos aconteceu em meados da semana passada e contou com a presença de várias autoridades do município, principalmente os 60 profissionais da educação que estão sendo atendidos com os cursos.

Segundo a secretária de Educação de Apodi, professora Raimunda Freire, os cursos visam à capacitação do profissional e objetiva melhorar o atendimento, e o relacionamento entre o servidor público e a população.

“Firmamos uma importante parceria com a Escola de Governo para capacitar, através dos ILEs, os profissionais da educação”, comentou Raimunda Freire, destacando que já tem conhecimento deste importante trabalho realizado pela Escola de Governo.

De acordo com a prefeita do Apodi, professora Maria Gorete da Silveira Pinto (PMDB), a realização desses cursos vai melhorar as relações entre os profissionais e a população. “É importante ressaltar que os recursos são oriundos do fomento dos servidores públicos”, disse a prefeita.

Acom - Apodi