quinta-feira, 26 de novembro de 2009

MESMO COM A CRISE “PREFEITURA DE APODI” MANTÉM EM DIA FOLHA DE PAGAMENTO

Mesmo com os efeitos da crise financeira que tem atingido todos os municípios brasileiros, a Prefeitura Municipal de Apodi está realizando em dia o pagamento de seus mais de 1.000 funcionários e já liberou o calendário de pagamento referente ao mês de novembro.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação Social da municipalidade todo o pagamento do funcionalismo será efetuado nos dias 26 e 27, contemplando os servidores do Gabinete Civil, Administração, Planejamento e Recursos Humanos, Finanças, Agricultura e Irrigação, Assistência e Desenvolvimento Social, Obras, Saúde, Urbanismo, Banda de Musica Antonio de Pádua Leite, Núcleo do UERN, Educação, Turismo, Mulher, Programas Sociais e os Cargos Comissionados.

Desde o inicio da crise que tem afetado todas as prefeituras do Brasil, Apodi tem perdido receita do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e dos royalties da Petrobras, principais fontes de recursos do município, mesmo assim a prefeita Goreti da Silveira Pinto (PMDB), vem mantendo os salários dos servidores em dia.

A exemplo de outras cidades do Rio Grande do Norte, Apodi enquadra entre os municípios, cuja receita tem como origem mais de 90% de transferências estaduais e federais, o que afeta consideravelmente o prosseguimento dos investimentos programados para o atual orçamento.

De acordo com a Assessoria de Comunicação Social, para que serviços importantes para a população como saúde, educação, assistência social, limpeza publica e o pagamento dos servidores não fosse comprometido, a prefeita Goreti Silveira Pinto, tomou varias medida de contenção de despesas que chegaram ate a ser amargas, mas tudo foi pelo bem da população.


Márcio Morais

Programa Cozinha Brasil oferece capacitação para mulheres apodienses

Cerca de 150 mulheres de Apodi no Médio Oeste vão participar do curso Cozinha Brasil, executado a partir de uma parceria da Prefeitura do Apodi via Serviço Social da Indústria – SESI/RN, oferecido pela municipalidade aos beneficiários dos Programas Sociais do município.

Segundo a prefeita da cidade, professora, Goreti da Silveira Pinto, o programa capacita pessoas não só a utilizar melhor os alimentos de baixo custo promovendo mudanças de hábito, mas também oferece a possibilidade de aprendizado para geração de renda.

O município de Apodi esta formando o Balcão de Emprego e Renda, cujo objetivo é capacitar e qualificar a mao de obra da população, como meio de buscar mais desenvolvimento para a cidade que conta com mais de 35 mil habitantes.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social no centro da cidade. O Curso vai de 30 de novembro a 03 de dezembro e acontecera na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), onde o SESI montara sua estrutura formada por nutricionistas, auxiliar de cozinha e um ônibus adaptado com todos os equipamentos de uma cozinha.

De acordo com a Assessoria de Comunicação Social, a oferta desse tipo de curso marca a nova fase da política de assistência social de Apodi que não prioriza o assistencialismo, mas sim a capacitação das pessoas para a obtenção de uma renda.

A assinatura do convenio da Prefeitura do Apodi com o Serviço Social da Indústria – SESI/RN, aconteceu na tarde de quarta-feira no Palácio Francisco Pinto, sede do executivo apodiense e contou com a presença da prefeita Goreti da Silveira Pinto, coordenadora do Projeto Cozinha Brasil no RN, Cecília Lopes, chefe de Gabinete Civil, Klinger Pinto, secretario de Assistência e Desenvolvimento Social, Laete Oliveira e dos assessores Marcilio Reginaldo e Marcio Morais.

Programa ensina a comer bem sem gastar muito

Ao combinar três ingredientes fundamentais para uma boa refeição – qualidade, economia e sabor – o programa Cozinha Brasil ensina à população a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício.

A iniciativa, em andamento desde 2004, foi inspirada no programa Alimente-se Bem, do SESI de São Paulo. Desde então, combinando alimentos e temperos a um novo modo de preparo, o Cozinha Brasil introduz na vida da comunidade industriaria cardápios com alto valor nutritivo e baixo custo. Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes, os profissionais do SESI ensinam receitas saborosas e nutritivas, respeitando as diversidades regionais. São 30 unidades móveis em todo o país, equipadas com cozinha experimental e didática, onde instrutores e nutricionistas ministram cursos gratuitos.

Modalidades de curso – Os cursos de educação alimentar para o público geral tem 10 horas de duração. A outra modalidade, com carga horária de 24 horas, é dirigida à formação de multiplicadores. Além de aplicar o aprendizado no dia-a-dia, eles passam adiante os conceitos de comer bem e gastar pouco.

O Cozinha Brasil trabalha em parceria com empresas, escolas, associações, prefeituras, instituições religiosas e órgãos não-governamentais.

Márcio Morais