quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Ciclos de palestras na Creche Sonham de criança CAIC




Ciclos de palestras na Creche Sonham de criança CAIC
Diretora: Raimunda Ferreira Silva Bandeira
Tema: A importância do mundo lúdico no desenvolvimento da criança
Publico Alvo : Pais e corpo do docente
Numero de Participantes 60
Palestrantes: Dr Dayse May Psicologa e Maria Suelly Veríssimo Psicopedagoga.
Promovido pelo CRAS em parceria Creche CAIC

Objetivo: E orientar as famílias como diz A psicóloga Dayse May relatando o quanto é fundamental a brincadeira na vida das crianças. “O brincar é condição indispensável para o bom desenvolvimento cognitivo da criança, e deve ser levado à sério pelos pais, família e professores” afirma a psicóloga. Já a psipedagoga Suelly define a importância do processo do brincar, como um aprendizado com ousadia. Trabalha os sentimentos e questões importantes como o medo, a responsabilidade e ensina a lidar com o tempo, pois para como tudo na vida até para brincar, é necessário tempo, principalmente para que os pais possam ficar com seus filhos e vivenciar a experiência do aprendizado através das brincadeiras.
Avaliação: Mesmo encontrando tantas resistências entre as famílias. De um modo geral podemos concluir que foi de grande valia e gratificante para todos que estavam envolvidos neste encontro, podemos observar a interação plena quando ao aplicar uma dinâmica que vinha mergulhar seu mundo infantil podemos perceber a emoção em cada um presente. Neste resgate infantil, mas este trabalho com todo equipe deve ser um trabalho sistemático a médio e longo prazo para um freetback sabemos que não que fácil e um trabalho e lento árduo, mas que olhando pelo olhar da trans formação com certeza estaremos mirando o sucesso.
Na oportunidade foi trabalhada uma dinâmica em grupo com os participantes fazendo uma reflexão e resgatando brincadeiras que marcaram a infância dos pais e professores. A Diretora da Creche Raimunda Ferreira fez um balanço positivo da palestra que contribui para uma melhor integração entre pais alunos e escola.

CENTRO DE REFERENCIA DA ASSISTENCIA SOCIAL
Rua Luiz Jacinto nº289 Lagoa Seca s.

Equipe do CRAS vista Escola Municipal Lindaura Silva




A equipe de profissionais multidisciplinar do Centro de Referencia da Assistência Social – CRAS formada pelo Pedagogo e Coordenador Ismael Simão a Assistente Social Fabricia Karem, a Psicóloga Dayse May e a Psicopedagoga Suely Veríssimo estiveram na Escola Municipal Lindaura Silva; atendendo a direção da escola para fazer um diagnostico das situações psicosocial e das dificuldades de aprendizagem enfrentada por alguns alunos.
A vice Diretora da Escola Aline Fabricia juntamente com a supervisora Maria do Carmo e a coordenadora de ensino Antonia Ludigera, fizeram uma exposição dos principais problemas de ordem social e psicológicas que envolve o aprendizado dos alunos; a equipe do CRAS verificou também as condicionalidades do Bolsa Família entre as quais alunos que por condições adversas deixam de freqüentar a escola .
Na oportunidade foi feito alguns encaminhamentos de visitas domiciliares a famílias cujos filhos estão sofrendo de alguns transtorno de ordem social e psicológicas, alem da realização de palestras direcionado para os pais e professores da escola. No final a equipe do Cras avaliou a visita com positiva já que foi feito alguns encaminhamentos.