


A carne branca, a textura macia, o cheiro característico e o sabor único fazem do peixe um alimento irresistível à mesa, seja ele frito, assado, grelhado ou cozido. Mas os atrativos não param por aí: são inúmeros os benefícios que a carne de peixe oferece à alimentação de pessoas de todas as idades e, por isso, seu consumo é recomendado por médicos e nutricionistas, ao menos uma vez por semana.
Fonte abundante de proteínas – que são absorvidas com mais facilidade que a de outros tipos de carnes – os pescados têm importante papel no crescimento e manutenção do organismo. São essenciais, por exemplo, na digestão, na produção de anticorpos, na coagulação do sangue, controle da taxa de colesterol, entre outras funções.
É também rico em nutrientes e sais minerais tais como ferro, iodo, magnésio, cálcio, sódio, fósforo etc, e em vitaminas A, E, D, B2, B3, B12 e ácido fólico, fundamentais para o bom funcionamento o corpo.
Além disso, a gordura do peixe é insaturada, ou seja, não prejudicial à saúde, e possui o complexo ômega-3, ácido graxo de grande importância para as atividades do cérebro e do coração. Além de um poderoso antioxidante, seu consumo auxilia na diminuição dos triglicerídeos e colesterol e favorece a produção do chamado “colesterol bom” (HDL), diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e doenças inflamatórias.
No cérebro, o ômega-3 aumenta a atividade dos sinais nervosos que ajuda na memória, concentração, humor, habilidade motora, velocidade de reação etc. É importante ressaltar que essa substância não é produzida pelo organismo, devendo ser fornecida pela alimentação.
Todos esses elementos fazem do peixe um excelente alimento para uma dieta variada e saudável, principalmente para crianças, mulheres grávidas e em período de amamentação.
Mesmo sabendo dessas propriedades nutritivas, grande parte dos brasileiros ainda não tem como hábito incluir o peixe no cardápio de refeições. Dados da última pesquisa realizada pelo IBGE indicam que cada brasileiro consome, em média, 7Kg de peixe por ano, bem abaixo dos 12kg recomendados pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
Peixes de água doce e de água salgada são abundantes no país, o que favorece o consumo de grande variedade de espécies, desde os mais nobres até os mais comuns, sendo uma opção acessível de alimento, independente das condições socioeconômicas da população.
E é por essas e diversas outras razões que a produção sustentável e o consumo consciente de pescados no país devem ser incentivados cada vez mais.
Diante de todos esses benefícios que a alimentação a base do peixe proporciona, é que a prefeita Goreti Silveira aprovou a proposta do secretário Laete Oliveira e, as escolas e programas sociais do nosso município vão servir alimentos à base de peixe na merenda dos beneficiários e alunos.
Objetivando a qualidade na merenda, a prefeita junto as secretarias de Educação e Assistência e Desenvolvimento Social e SEBRAE ; realizou na sede do Núcleo de Apoio ao Idoso de 24 a 27/05/2011, uma capacitação para o melhoramento na manipulação da carne do peixe, a capacitação beneficiou produtores de criadouros de peixes e merendeiras das escolas e programas sociais. As orientações foram desde o corte: filetagem, á preparação de diversos pratos como: sopa, amburguer, almôndegas, linguiça, munguzá, purê, farofa e outros; estiveram no local, para fazer a degustação, A prefeita, secretários, professores, coordenadores, e alunos que aprovaram todos os produtos em exposição.
A prefeita elogiou os trabalhos realizados pelo SEBRAE na pessoa do diretor Renato e,professora Ana Patricia; enalteceu as ações que vem sendo realizadas pelo secretário Laete e destacou a colaboração que o Coordenador Edivar Mendes vem prestando a gestão Apodi Forte como seu Povo.
Ja o diretor do SEBRAE Renato parabenizou a Prefeita Goreti, o secretário da educação, no entanto fez um relato especial dirigindo-se ao secretário Laete como precursor, em Apodi, na modalidade de criação de peixe em viveiros, e a distribuição para entidades quando secretário da agricultura e, agora dando continuidade ao projeto, levando o peixe para escolas e programas sociais.
Os Jogos Escolares de Apodi têm como finalidade principal desenvolver o intercambio esportivo entre os atletas escolas e entidades participantes, incrementar as boas relações entre escolas, organizadores, atletas e apreciadores do esporte. Além de exaltar a prática esportiva como instrumento imprescindível á suspensão do indivíduo e formação a personalidade, fazendo surgir novos valores no panorama desportivo do município, dando-lhes aos nossos jovens, adultos e apreciadores do esporte, mais oportunidades diante nossa sociedade.
Dentro desta filosofia o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) vem promovendo a inserção social de crianças e jovens na pratica esportiva por meio do Projeto Sócio Cultural “Construindo vidas pela pratica esportiva”. Dentro do território de abrangência do CRAS, esta a Escola Estadual Alvanir de Freitas Dias CAIC, que em parceria com o Centro de Referencia da Assistencia social (CRAS) selecionou 13 alunos da escola e comunidade para participar do V- JEAPS na modalidade de futsal mirim, a equipe de futsal mirim do CRAS/CAIC será coordenada pelo Prof. Raimundinho de preto de Izaúro. Para se escrever na equipe participante os atletas precisam ter RG, dos 13 alunos selecionados pelas entidades CAIC/CRAS 9 não tinha documento de RG, mas foram beneficiados pelo CRAS com a doação da 1º via de documentos de identidade. “Alem de contribuir com a pratica esportiva estamos contribuindo com a cidadania destes jovens” afirmou o coordenador do CRAS Prof. Ismael Simão.
O CRAS esta situado na Rua Adrião Bezerra nº 242 Bairro Lagoa Seca.
A prefeita da cidade, professora, Goreti Silveira Pinto (PMDB) na companhia do vereador Nilson Fernandes e secretaria da Mulher e Igualdade Racial, assistente social, Itamara Sena, secretario do Desenvolvimento e Assistência Social, Antonio Laete, Coordenador da Comissão Municipal do Selo UNICEF, Marcilio Reginaldo, chefe de gabinete civil, Klinger Diniz, participaram na tarde dessa quarta-feira, no Palácio Francisco Pinto, sede do executivo apodiense, de uma reunião com a Assessoria de Planejamento da FUNDAC, representada pelo tenente coronel da PM, Jose Leão Filho, Dionísio Carneiro e o comandada da 3ª Companhia de Policia Militar, capitão Inácio Brilhante Araujo Filho para debater o importante assunto.
O encontro teve o objetivo de articulação de convênios entre a Fundac e a prefeitura de Apodi, para o processo de regionalizar o sistema educativo, além da implantação de um Centro de Internação de Adolescentes – CIAD – na cidade de Apodi que atendera jovens das cidades de Felipe Guerra, Itaú, Severiano Melo, Felipe Guerra e Rodolfo Fernandes.
A prefeita Goreti Pinto disse que irá adiantar o processo de viabilização da construção do CIAD em Apodi, que é de necessidade urgente no município e dos demais pertencentes à área de abrangência da Comarca de Apodi, para isso será preciso um espaço com o limite de até 60.000m². "Apodi precisa de um espaço para que esses educandos sejam atendidos, acolhidos e pretendemos viabilizar isso logo." declarou Goreti Pinto, prefeita de Apodi que fará a doação do terreno em local ainda a ser definido.
A equipe da Fundac está comprometida com eficiência dos resultados para os municípios do RN, que tanto necessitam dessa parceria e que acreditam que a municipalização só trará benefícios e melhorias para a sociedade em geral.
Serão investidos no CIAD de Apodi mais de R$ 3.500.000,00 (três milhões e quinhentos mil reais). Os recursos serão garantidos através de uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal.
O CIAD de Apodi terá capacidade para a Internação Provisória (45 dias) de adolescentes do sexo masculino e feminino que aguardam sentença judicial, receberá jovens somente dos municípios de Apodi, Felipe Guerra, Severiano Melo, Itaú, Rodolfo Fernandes, que não mais precisaram ser transferidos da região para unidades de Mossoró, Caico e Natal, longe de suas famílias.
Todos os profissionais que atuarão no atendimento aos educandos participaram de uma capacitação específica promovida pela Fundação, entidade governamental responsável por formular e aplicar, em todo o Estado, a política de proteção aos direitos da criança e do adolescente.
Os adolescentes internados no CIAD terão oficinas de informática, oficinas profissionalizantes e atividades esportivas, aulas normais, de acordo com a grade curricular, além de aulas de reforço, alimentação e acompanhamento feito por psicólogos, pedagogos, educadores físicos e outros profissionais. O CIAD será referência no atendimento ao adolescente, em cumprimento de medidas socioeducativas.
Para o comandante da 3ª Companhia de Policia Militar de Apodi, capitão Inácio Brilhante e o delegado de Policia Civil, Claiton Pinho, a construção do CIAD ajudara muito a melhorar o trabalho da policia. “Hoje não temos um local adequado aqui na região de Apodi para Internação Provisória dos menores”, destacou o delegado Clainto Pinho que sempre encaminha para Mossoró ou Natal.
OUTRAS CIDADES – Além de Apodi, cidades como Assu, Pau dos Ferros e Caíco também serão contemplados com unidades do CIAD e do Centro Educacional (Ceduc).
APODI – A Prefeitura do Apodi através de um trabalho realizado pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS/Apodi, vem oferecendo às famílias em situação de vulnerabilidade social diverso serviços.
Dentre os vários serviços estão o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que visa fortalecer a relação familiar e comunitária, bem como a defesa dos direitos e desenvolvimento de potencialidades, para que nossos usuários alcance alternativas emancipatórias que contribua para o enfrentamento da vulnerabilidade social em que vivem.
Segundo o coordenador do Cras, professor, Ismael Simão, esse serviço é destinado a crianças, adolescentes, idosos, seus familiares e comunidade. “O serviço atende crianças nas faixas etárias de
As atividades ocorrem semanalmente, com grupos pela manhã e a tarde. O CRAS Urbano Apodi tem dois grupos de crianças até 8 anos. As crianças participam de oficinas de pintura, reciclagem, desenho, cine pipoca, dentre outras atividades sócio-educativas que propiciam um momento de reflexão, lazer e desenvolvimento da sociabilidade, formação para participação e cidadania e momentos lúdicos, e culturais como forma de expressão, interação, sociabilidade e proteção social.
Todas as crianças são acompanhadas pela Equipe Técnica do CRAS formada por: Assistente Social, Pedagogo, Psicólogo e Psicopedagogo. de acordo com o objetivo de cada ação.