terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Assessora Técnica do Consec fala em artigo sobre como foi a capacitação em Apodi


Capacitação em Apodi


* Graça Silva. Assessora Técnica do Consec/RN

O CONSEC parabeniza o município de Apodi, através da prefeitura municipal, via Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, pela iniciativa da realização do I Encontro de Formação para conselheiros de Diretos e Tutelares da micro-região.

A participação dos municípios chegou a quase 100%, o que lamentavelmente não se pode constatar com relação aos participantes, conselheiros de direitos e tutelares dos municípios convidados, para os quais o evento foi desenvolvido, apesar de todo esforço do CMDCA do município de Apodi, em especial pela completa estrutura ofertada.

Fizeram-se presentes no encontro os municípios de Itaú, Rodolfo Fernandes, Caraubas, Severiano Melo, além da participação especial da cidade de Venha Ver. Pena os demais municípios não terem a mesma visão do que seja Prioridade Absoluta com relação a criança e adolescente. É necessário que fique bem claro que a valorização da criança e do adolescente no município passa pela necessidade de bem e adequadamente formar os que atuam direta ou indiretamente com eles e por eles.

Mais uma vez constatamos o descaso dos municípios quanto à participação dos conselheiros de direitos num encontro de formação, atitude agravada quando observado que em sua maioria são novos nessa função e com enormes dificuldades de saberem suas verdadeiras atribuições, de sua importância na luta pelo exercício da cidadania e do seu papel perante a comunidade. Sem ciência de que sem a atuação plena do Conselho de Direito o Conselho Tutelar jamais poderá realizar um trabalho a contento, somente um município enviou representantes do CMDCA, sendo os demais participantes conselheiros tutelares. O CMDCA tem um papel de suma importância no município por ser o órgão responsável pela política de atendimento e pelas decisões a nível municipal dentro do Sistema de Garantia de Direitos.

Aproveito o momento, porém, para agradecer com satisfação a presença dos mais de 30 participantes pelo esforço que fizeram pra estar presente e aproveitar a oportunidade que lhe foi dada para aumentar seus conhecimentos quanto ao seu papel de conselheiros de direto e ou tutelares. Esse agentes foram responsáveis pelo sucesso da iniciativa.

Márcio Morais

Nenhum comentário: