sábado, 5 de dezembro de 2009

Cozinha Brasil capacita 150 mulheres e homens em Apodi



APODI – Através do Projeto Cozinha Brasil do Serviço Social da Indústria – SESI/RN, a Prefeitura do Apodi via Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, capacitou 150 mulheres e homens, com os cursos gratuitos em educação alimentar. Segundo a prefeita da cidade, professora, Goreti da Silveira Pinto, o programa capacitou pessoas não só a utilizar melhor os alimentos de baixo custo promovendo mudanças de hábito, mas também oferece a possibilidade de aprendizado para geração de renda. A capacitação aconteceu na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e foram ministrados por uma equipe de nutricionistas do SESI, que repassaram conhecimentos sobre reaproveitamento de alimentos, com receitas que aproveitam o que geralmente é jogado no lixo, como os talos e folhas de legumes, verduras ou frutas dentre vários outros produtos. A prefeita Goreti Pinto, visando proporcionar às mulheres conhecimentos para melhorar a qualidade de vida das famílias, firmou esta parceria para a realização dos cursos, onde também recebeu o apoio do empresário apodiense, Terceiro Melo que é membro da diretoria do sistema FIERN.

A solenidade de entre dos certificados dos cursos, aconteceu na noite desta quinta-feira na AABB e contou com a participação da prefeita Goreti Pinto, secretario de Assistência e Desenvolvimento Social, Laete Oliveira, articulador do Selo UNICEF, Marcilio Reginaldo, Secretario de Administração e Recursos Humanos, Cesar Oliveira, empresário Terceiro Melo, Klinger Pinto, coordenadora do Projeto Cozinha Brasil no RN, Cecília Lopes, vice-prefeito Evandro Marinho, secretaria de Educação, Mara Marlizete e varias outras relevantes autoridades do município. Depois da diplomação foi oferecido degustações das receitas do programa Cozinha Brasil. As mulheres estão muito felizes e animadas com os cursos, com um bom nível de aproveitamento dos conhecimentos oferecidos. A jovem Francisca Adailza Morais, afirmou que antes de iniciar o curso ficou apreensiva, mas que superou suas expectativas com relação ao aprendizado. “O curso foi maravilhoso. Aprendi a ter um bom aproveitamento dos alimentos, recebi muita instrução em relação à alimentação, hoje tenho uma visão completamente diferente”, disse Adailza Morais.

Já o jovem Acledson Carlos disse que a sua participação no curso foi muito importante, pois teve a oportunidade de aprender e conhecer inovações no setor de alimentação. “A alimentação na minha casa vai mudar totalmente”, comentou. O município de Apodi esta formando o Balcão de Emprego e Renda, cujo objetivo é capacitar e qualificar a mão de obra da população, como meio de buscar mais desenvolvimento para a cidade que conta com mais de 36 mil habitantes. A oferta desse tipo de curso marca a nova fase da política de assistência social de Apodi que não prioriza o assistencialismo, mas sim a capacitação das pessoas para a obtenção de uma renda.

Programa ensina a comer bem sem gastar muito

Ao combinar três ingredientes fundamentais para uma boa refeição – qualidade, economia e sabor – o programa Cozinha Brasil ensina à população a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício. A iniciativa, em andamento desde 2004, foi inspirada no programa Alimente-se Bem, do SESI de São Paulo. Desde então, combinando alimentos e temperos a um novo modo de preparo, o Cozinha Brasil introduz na vida da comunidade industriaria cardápios com alto valor nutritivo e baixo custo. Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes, os profissionais do SESI ensinam receitas saborosas e nutritivas, respeitando as diversidades regionais. São 30 unidades móveis em todo o país, equipadas com cozinha experimental e didática, onde instrutores e nutricionistas ministram cursos gratuitos. Modalidades de curso – Os cursos de educação alimentar para o público geral têm 10 horas de duração. A outra modalidade, com carga horária de 24 horas, é dirigida à formação de multiplicadores. Além de aplicar o aprendizado no dia-a-dia, eles passam adiante os conceitos de comer bem e gastar pouco.

O Cozinha Brasil trabalha em parceria com empresas, escolas, associações, prefeituras, instituições religiosas e órgãos não-governamentais. Ascom - Prefeitura de Apodi- Marcio Morais




Um comentário:

Solange disse...

Parabéns pela iniciativa. Conheci o Programa através da televisão e me interessei muito. Como contatar vcs para verificar possibilidade de proporcionar às mulhreres do município de |Arapongas - PR, um curso assim?